Internacional Titulo
EUA: prisão de Akhtar é um duro golpe na Al Qaeda
Da AFP
08/08/2004 | 13:17
Compartilhar notícia


A assessora em segurança do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, Frances Townsend, declarou neste domingo que a prisão de Qari Saifulla Akhtar, líder de um movimento islamita paquistanês vinculado a Osama bin Laden, representa um duro golpe desferido à rede terrorista Al Qaeda.

"É um grande momento", comemorou Townsend em declarações à rede de televisão Fox News, referindo-se à detenção de Akhtar nos Emirados Árabes Unidos. "Estamos comprovando agora os bons resultados da política presidencial contra o terrorismo", acrescentou, qualificando a captura de Akhtar de "muito importante".

A captura de Akhtar é a mais recente de uma série de detenções de altos membros da rede terrorista nas últimas semanas, que evidencia a melhor cooperação existente entre os serviços norte-americanos e os de seus aliados internacionais, considerou Townsend.

A assessora em segurança mencionou uma "cooperação sem precedentes" entre Estados Unidos, Paquistão e Arábia Saudita, que permitiu os recentes progressos na luta contra o terrorismo. "É um investimento à longo prazo, que está começando a dar seus frutos", frisou.

Akhtar é acusado de ter treinado militantes no Afeganistão antes da queda do regime talibã, no final de 2001, e também era procurado por seu suposto envolvimento em duas tentativas de assassinato do presidente paquistanês, o general Pervez Musharraf, em dezembro de 2003.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;