D+ Titulo
Benefícios do brócoli
Por Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
03/08/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


Há quem faça cara feia quando vê uma flor de brócoli. Mas certamente esta pessoa não sabe os benefícios que a hortaliça pode trazer à saúde e o prazer que proporciona ao paladar. Especialistas afirmam que, entre outras qualidades, a iguaria é uma forte aliada no combate à diabetes e ao câncer.

Sylvana Braga, médica ortomolecular, diz que o brócoli é rico em cromo, mineral que ajuda a intensificar a ação de insulina, responsável por controlar a quantidade de glicose no sangue. "Também é rico em magnésio,vitamina A, C, B1, cálcio,ácido fólico e betacaroteno. Além disso, combate a osteoporose, auxilia no sistema imunológico, nos cabelos e nas unhas", acrescenta.

Mas não basta consumir a hortaliça apenas uma vez ao ano e esperar que os resultados sejam visíveis. Segundo Sylvana, para se prevenir contra a diabetes, por exemplo, deve-se incluí-la nos pratos, no mínimo, duas vezes por semana. Se a pessoa já é diabética é recomendada a ingestão diária.

A especialista alerta que tem de tomar cuidado na elaboração dos pratos, para que a iguaria não perca as vitaminas. "A melhor preparação é no vapor, mas deve-se evitar temperaturas muito altas."

Para convencer as pessoas a ingerirem o brócoli, a médica recomenda colocá-lo no arroz, em uma sopa de legumes, no recheio de carne assada ou misturado ao macarrão integral, além das saladas.

Câncer - Uma substância química encontrada no brócoli, o sulforafano - composto que contém enxofre -, segundo o livro A Verdade Sobre a Comida, de Jill Fullerton-Smith, ajuda a interromper a trajetória da doença. Além disso, auxilia na produção de enzimas que previnem a patologia.

Isso foi descoberto pelos pesquisadores da Johns Hopkins University, em Baltimore, Maryland, em 1992, que constataram que a doença tinha menor incidência entre as pessoas que consumiam a hortaliça.

Receitas

Sardinha com Brócoli e Creme de Pimentão
(250 Mil Menus Light com Azeite de Oliva Espanhol)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 25 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não Freezer: Não
Ingredientes: 8 filés de sardinha; folas de 1/2 maço médio de salsinha picadas; 4 colheres (sopa) de azeite; buquês de 1 maço de brócoli-ninja limpos; 1/2 pimentão amarelo picado; 3 colheres (sopa de creme de leite light; sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo: Filés - Tempere os filés de sardinha com o sal e reserve. Bata por 3 minutos a salsinha no processador com 1 colher (sopa) de azeite, 100 ml de água e o sal. Espalhe em uma assadeira refratária, arrume as sardinhas e polvilhe a pimenta. Leve ao forno preaquecido em temperatura média (180°C) por 10 minutos. Retire do forno e reserve. Cozinhe os brócolis em uma panela com 1 litro de água fervente até ficarem al dente. Retire do fogo, escorra a água e reserve. Creme - Cozinhe o pimentão em uma panela com 1/2 litro de água fervente por 3 minutos. Retire do fogo, escorra a água e bata o pimentão no liqüidificador com o creme de leite e o sal. Sem parar de bater, adicione em fio (gota a gota) 2 colheres (sopa) de azeite.
Montagem - Arrume os pratos com as sardinhas e disponha os brócolis. Sirva com o creme de pimentão e regue com o azeite de oliva restante.

Arroz de Brócoli
(www.brchef.com.br)
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 1 hora
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 1/2 maço de brócoli; 1 e 1/2 xícara (chá) de arroz branco; 1 cebola picada; 3 dentes de alho picados; 1 litro de água quente; sal a gosto.
Modo de preparo: Em uma panela com água fervente e uma pitada de sal, cozinhe somente as flores dos brócolis e, em seguida, escorra. Pique e reserve. Lave o arroz em água corrente, reserve. Numa panela, refogue em fogo médio, a cebola e o alho no óleo. Adicione o arroz, refogue por mais dois minutos, adicione a água quente, levante fervura, tampe e deixe cozinhar até secar a água. Assim que o arroz ficar pronto, misture os brócolis picados, esquente por alguns minutos e sirva imediatamente.

Tutano Cozido no Vácuo com Purê de Brócoli
(250 Mil Menus com Azeite de Oliva Espanhol)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 50 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: Tutano - 8 pedaços de tutano de boi (8 cm a 10 cm cada); 2 colheres (chá) de sal; 1 colher (chá) de açúcar; 2 g de pimenta-do-reino moída; 2 colheres (sopa) de azeite de oliva. Purê - Buquês e talos macios de 1 brócoli grande; 4 colheres (sopa) de azeite de oliva; 1 xícara (chá) de leite; 100 g de queijo-de-minas fresco; sal a gosto.
Modo de preparo: Tutano - Tempere o tutano com o sal misturado com o açúcar e a pimenta-do-reino. Embrulhe com filme plástico, apertando com suavidade, coloque dentro de um saco plástico e feche-o a vácuo. Cozinhe em uma panela a vapor por 1 hora em fogo mais baixo possível. Retire do fogo e coloque as embalagens dentro de uma tigela com água gelada. Depois de 10 minutos, retire-os das embalagens e, no momento de servir, frite-os por 1 minuto em uma frigideira com o azeite de oliva bem quente. Reserve. Purê - Corte os talos macios do brócoli em fatias finas, coloque-os em uma panela com azeite de oliva, leve-os ao fogo e refogue-os por 3 minutos. Junte 50 ml de água, abaixe o fogo e cozinhe por mais 3 minutos. Incorpore os buquês do brócoli e o leite. Depois de 5 minutos, retire do fogo, escorra o leite e bata o brócoli no processador com o queijo-de-minas. Acerte o sal.
Montagem - Arrume os tutanos nos pratos, molde o purê de brócoli e decore com salsinha.

Leche Frita de Brócoli com Asa de Frango Frita
(250 Mil Menus com Azeite de Oliva Espanhol)
Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 1 h e 20 min
Grau de dificuldade: Médio
Microondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: Leche frita - Flores de 1 maço pequeno de brócoli cozidas por 10 minutos; 2 xícaras (chá) de farinha de trigo; 1 litro de leite; 5 gemas; 1 colher (sopa) de raspas de cascas de limão; 2 xícaras (chá) de azeite de oliva; sal e pimenta-do-reino a gosto. Asa de frango - 20 asas médias de frango; 3 e 1/2 xícaras (chá) de azeite de oliva; sal a gosto.
Modo de preparo: Leche frita - Bata o brócoli no liqüidificador com 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo, o leite, 3 gemas, as raspas de casca de limão, o sal e a pimenta-do-reino. Despeje em uma panela, leve ao fogo e cozinhe até obter um creme espesso. Se necessário, junte mais farinha de trigo. Arrume o creme em uma assadeira (18 cm x 28 cm) umedecida e deixe na geladeira por 2 horas. Em seguida, corte o creme em 10 pedaços, passe-os pelas outras 2 gemas batidas e empane na farinha de trigo restante. Frite-os, aos poucos, no azeite de oliva bem quente até dourarem. Retire com cuidado e reserve. Asa de frango - Tempere as asas com sal e frite-as, de uma só vez, em uma panela com o azeite de oliva bem quente. Depois de 45 minutos, retire-as do fogo. Montagem - Arrume nos pratos a leche frita, decore com brócolis, sirva com as asas de frango e o molho de pimenta.

Filé de Franco ao Pesto de Brócoli
(365 Receitas Fáceis com Azeite de Oliva Espanhol)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo:15 min (mais 10 minutos para grelhar)
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Não
Freezer: Não
Ingredientes: 4 filés grossos de frango; 12 colheres (sopa) de azeite de oliva; 300 g de brócolis congelados; folhas de 1/2 maço médio de manjericão; 1 dente de alho descascado; 1 colher (sopa) de suco de limão; sal a gosto.
Modo de preparo: Tempere os filés com sal, envolva-os em 2 colheres (sopa) de azeite de oliva e arrume-os em uma frigideira bem quente. Deixe até dourar dos dois lados. Retire do fogo e mantenha aquecido. Coloque os brócolis em uma panela com 1 litro de água fervente. Cozinhe por 5 minutos, retire do fogo, escorra a água e transfira-os para o copo do processador. Junte o manjericão, o azeite de oliva restante, o suco de limão, o alho e o sal. Bata até obter uma pasta e sirva com os filés de frango.

Brócoli ao Alho e Óleo
(www.brchef.com.br)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 19 minutos
Grau de dificuldade: Fácil
Microondas: Sim Freezer: Não
Ingredientes: 2 dentes de alho picados; 1/4 de xícara (chá) de azeite de oliva; 500 g de brócoli cozido em buquês; sal a gosto.
Modo de preparo: Em um recipiente refratário médio, coloque o alho e o azeite, tampe e cozinhe por 3 a 4 minutos com 100% de potência. Acrescente os brócolis e o sal, misture bem e cozinhe por 4 a 5 minutos com 100% de potência. Sugestão: Mantenha no congelador brócolis cozidos e congelados, assim será mais prático na hora de utilizá-los. O tempo de finalização da receita dependerá da temperatura dos brócolis. Se estiverem congelados, utilize-os sem descongelar e aumente em alguns minutos o tempo de cozimento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;