Memória Titulo
A MPB o ano inteiro no museu do Agostinho

"Eis aqui este sambinha, feito numa nota só; outras notas vão entrar, mas a base é uma só."

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
15/02/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


"Eis aqui este sambinha, feito numa nota só; outras notas vão entrar, mas a base é uma só."
(Samba de uma nota só, Agostinho dos Santos).

"O acervo do Agostinho dos Santos tornou-se uma vitrine para que os músicos também possam divulgar seu trabalho. Todos são do ABC. A programação é ao vivo, de terça a sexta-feira, com Marcinho, Reynaldinho, Gilmar e amigos às terças; Zé Roberto (anos 60) às quartas; Mineiro, o seresteiro, às quintas; Claudionor, Orlando, André e amigos às sextas. E mais: Roberto Luna, Demetrio, Carlinhos e Rosa do Joca, Os Chorões. Essa rapaziada é chamada linha de frente por mim, pelo fato de promoverem a MPB como um todo e o bar-acervo do meu pai".
Nancy Palleta dos Santos, filha do Agostinho dos Santos, que mantém o acervo do pai em São Bernardo.

"Parabéns por lembrar Agostinho dos Santos. Manhã de Carnaval foi utilizada no filme Orfeu Negro, cujo mocinho era Breno Melo, craque do Fluminense".
José Carlos Soares de Oliveira, de São Bernardo.

"Surgiu um reino encantado, que Monteiro Lobato criou".
‘O Mundo de Monteiro Lobato', música de Didi Biafra para o Carnaval da Escola de Samba Flor do Morro, de Mauá, em 1980.


CRÔNICAS DE DIONÍZIO PESSOTTI
[Comentários: Nevino Antonio Rocco]

"Com a Memória de hoje (domingo, 7), revivi minha infância, a casa de Paulo Pessotti, exatamente como era, a uma quadra da minha, na esquina da futura Rua Humbero de Campos. A Avenida Francisco de Pinedo, rebatizada de Rua Odeon. De casa, podia apreciar o jovem Dionízio Pessotti, com sua janela aberta (nos fundos, lado oposto ao da gravura publicada), ensaiando com seu trombone. Isso era São Bernardo, antes do ‘Campo'...

E o caminhãozinho do Sacilotto, o tré-tré, com partida a manivela, como era na primeira metade do século passado! E dizer que peguei carona no mesmo..."

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sexta-feira, 15 de fevereiro de 1980

Manchete - Governo vai garantir eleição municipal e prevê vitória do PDS

Trabalho - Motoristas de praça querem uma cooperativa na região.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - O empréstimo Jumbo e o Proálcool.

Carnaval 80 - Clubes de Santo André já têm tudo preparado: Clube de Campo ABC, Aramaçan (Carnaval do Jubileu), Rhodia e Bochófilo. Tênis e Primeiro de Maio sem Carnaval.

Polícia - Homicida é sequestrado em Ribeirão Pires.

EM 15 DE FEVEREIRO DE...

1710 - Instalada a Vila do Recife, em Pernambuco.

1945 - Carlos Pezzolo assume a presidência da LSF (Liga Santoandreense de Futebol).

1965 - Morre Nat King Cole, cantor norte-americano.

1970- Amistoso marca a reabertura do Estádio Lauro Gomes de Almeida, hoje Anacleto Campanella, em São Caetano: Saad 1, Palmeiras de Luizão Pereira, César e Dudu 1.

1980- Fundada a Associação dos Aposentados Químicos do Grande ABC. Em quase 30 anos a associação teve mais os seguintes presidentes: Manoel Maria Monteiro, José Todinca, Jair Diniz e José Toneloto (atual).

1985 - Colégio Eleitoral elege Tancredo Neves presidente do Brasil, depois de duas décadas de regime militar. Por problemas de saúde do titular, assume o vice José Sarney.

TRABALHADORES

Nascem em 15 de fevereiro:

1 - Miguel da Costa. 1913. Natural de Conduicha, Portugal. Ajudante de mecânico da empresa Sanabal. Residência: Rua Oswaldo Cruz, 865, São Caetano.

2 - Faustino Vantin. 1917. Natural de Araras (SP). Servente da Rhodia Química. Residência: Rua Marques de Barbacena, 132.

3 - Luiz Narcizo de Azevedo. 1919. Natural de Santa Rita do Jacutinga. Servente da Rhodia Química. Residência: Rua Bolívia, 520, Parque das Nações, Santo André.

4 - Dely Cândido da Silva. 1925. Natural de Tanque Baira. Operário da Eletrocloro. Residência: Rua Rabelo Lobo, Santo André.

FONTE: Primeiro livro de registro geral dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

SANTOS DO DIA

Cláudio La Colombière, Geórgia, José de Antioquia, Faustino (mártir, na estampa), Jovita e Teotônio. Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;