Internacional Titulo Suposta troca de mensagens
Presidente do Paraguai conhecia termos de acordo secreto sobre Itaipu, diz jornal

Conversas revelam também que líder paraguaio foi pressionado pelo Brasil para aceitar termos

06/08/2019 | 12:34
Compartilhar notícia
Pixabay


Uma suposta troca de mensagens entre o presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez, e o então diretor estatal energética do país, Pedro Ferreira, publicada nesta terça-feira, 6, pelo jornal ABC Color indica que o mandatário tinha conhecimento dos termos do acordo sobre Itaipu negociado com a Eletrobras e assinado em segredo em 24 de maio.

As conversas entre Abdo Benítez e Ferreira, com mensagens trocadas entre fevereiro e junho, revelam também que o líder paraguaio foi pressionado pelo Brasil para aceitar e cumprir os termos da ata sobre a venda de energia de Itaipu e pediu, ele próprio, para que o acordo fosse mantido em sigilo.

Na primeira conversa dos dois mostrada pelo jornal, em 14 de fevereiro, Ferreira afirma que "as questões sobre Itaipu causarão repercusssão" e que os "brasileiros querem que o custo (paraguaio) aumente, o que deve aumentar a tarifa". Ele diz ainda que, apesar da discrição das negociações, já havia sido contactado por um jornalista sobre esse assunto.

Quase um mês depois, em 5 de março, Abdo Benítez cobra avanços das negociações conduzidas pela Administración Nacional de Electricidad (Ande), comandada por Ferreira, e a Eletrobras. "PEDRO, apressa (a) solução (entre) ANDE (e) Electrobras(sic)", escreve o presidente paraguaio.

"Está tudo parado. Temos que movimentar a economia e Itaipu é uma ferramenta. Não é possível ganhar tudo em uma negociação", completa o presidente do país vizinho. Ferreira responde dizendo que faria todo o possível, mas que os termos defendidos pelo Brasil implicariam em aumentos tarifários com impacto de quase US$ 400 milhões.

Nos dias seguintes, delegações paraguaias foram ao Brasil dar prosseguimento às negociações.

Em abril, depois de o ABC Color publicar reportagem dizedo que o Brasil queria diminuir os benefícios que Assunção mantinha de negociações anteriores, Abdo Benítez enviou duras mensagens para o então diretor da Ande. "(A reportagem) me preocupa. Isso afeta nosso governo. E muito. Aqui, ninugém vai ganhar se o governo for debilitado (...) e se chegarmos a um ponto em que a negociação seja sob pressão. É preciso resolver o quanto antes", escreveu.

Ferreira diz que colocará "todo o empenho" nas tratativas entre Ande e Eletrobras. Marito, como é conhecido o presidente paraguaio, agradece. "Aqui temos que negociar. E, ao negociar, sacrificam-se posições e, algumas vezes, princípio. Mas essa é a responsabilidade que temos hoje", disse o escreveu o presidente. "Não acredite que eu faço tudo que quero. Todos os dias tenho que engolir bebidas amargas, mas hoje o país está em nossas mãos e acredito que está nas melhores mãos. Força!"




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;