Memória Titulo
Uma antiga festa. E a identidade de um carroceiro

São Bernardo prepara-se para a celebração da sua mais antiga e característica manifestação religiosa, a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
22/08/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


São Bernardo prepara-se para a celebração da sua mais antiga e característica manifestação religiosa, a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem. No próximo domingo, dia 29, ocorre o translado da imagem histórica da santa para a igreja Sagrada Família, no Jardim do Lago; e no domingo seguinte, o primeiro de setembro, acontece a procissão, chamada desde o século 19 de Procissão dos Carroceiros.

Com a proximidade da festa, Mario Morassi nos remete os documentos de hoje, que pertenceram a Domingos Costa, seu avô materno. Sr. Domingos participou diversas vezes da Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem.

Relata o neto que no início do século passado era necessário possuir uma carta para conduzir as carroças que transportavam mercadorias na cidade e, principalmente, para os mercados de São Paulo e Santos.

Mario Morassi chama a atenção que uma das cartas autorizava o uso de um animal; na segunda carta, a autorização era para três animais.

"Durante muitos anos meu avô trabalhou com uma carroça (adequada para preservar/refrigerar a carne) entregando carne em domicílio no centro de São Bernardo e, principalmente, às famílias das antigas Colônias", relata Mario Morassi.

HISTÓRIA FAMILIAR
Domingos Costa nasceu na Villa de São Bernardo, em 23 de agosto de 1892, aqui falecendo em 27 de agosto de 1949. Filho de Coriolano Costa e Rosa Storti.

Durante anos residiu na antiga Estrada Velha de Santos nas proximidades do Bar Estrela e da árvore que está preservada no quilômetro 23 da Via Anchieta, a chamada ‘Arvore dos Carvoeiros', entre a Volkswagen e a Vila São José.

A árvore dava abrigo quando necessário ou em situações adversas a viajantes que passavam pelo local em direção a Santos. Deste ponto, e com a construção da Via Anchieta, a família Costa mudou para a Villa Duzzi.

Domingos Costa casou-se com Maria Rocco, da Linha Jurubatuba, hoje bairro Assunção. Dona Maria também era natural de São Bernardo. Nasceu em 9 de maio de 1895, filha de Francesco Rocco e Elisabeta Pezzoto (derivação de Pessotti). Faleceu em 23 de outubro de 1957, com 62 anos.

FILHOS DO CASAL
Adalgiza Costa, casada com José Brenuvida;

Aldino Costa, casado com Helena Gonçalves;

Armando Costa, casado com Helier Grotti (Nena);

Mercedes Costa, casada com Alberto Giusti;

Orestes Costa, casado com Nair Aureliano;

Ernesta Costa, casada com Mário Morassi;

Dionísio Costa, casado com Catharina Cruciachi;

Pedro Osmar Costa, casado com Neusa Meyer.

Os filhos constituíram enorme família. A maioria reside em São Bernardo. Família de origem humilde. Os antigos conseguiram proporcionar uma formação cristã, com bons princípios e valores de família e cidadãos às novas gerações. A formação educacional que os novos adquiriram permite a todos atuar em diversas posições em importantes empresas, como empresários e profissionais liberais. São vários que desenvolvem atividades em São Bernardo, São Paulo e no exterior.

Crônica de Ribeirão Pires
Texto: Aida Arnoni Bressan
Em 1955, Ribeirão Pires ganhou sua primeira agência bancária, ou casa bancária como se costumava dizer. Chamava-se Banco Planalto. Ficava à Rua Capitão José Gallo, 5 (numeração antiga). Seu primeiro gerente foi o Sr. Shikai Sato; o jovem Duílio Dicieri foi o primeiro funcionário; Sr. José Nabeshima foi o segundo gerente.

O Banco Planalto mudou a razão social para Banco Guimarães, instalando-se na Rua do Comércio.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 22 de agosto de 1980

Política - PTB de Santo André já conta com 1.100 filiados.

Solidariedade - Aberta no Parque Duque de Caxias a Feira da Bondade das APAEs.

Editorial - Brasil e Argentina, diante da democracia.

Música - Emilio Santiago canta no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo; Martinha apresenta-se no Conchita de Moraes, em Santo André.

Polícia - Balconista assassinado a tiros no Jardim Petroni.

EM 22 DE AGOSTO...
1910 - Médico Paulo Meloni nasce em Pinhal. Foi um dos primeiros médicos a se estabelecer em São Bernardo, no início da década de 40.

1955 - Fundação da Casa da Esperança, em Santo André.

Agenda da Fundação Pró-Memória
44 anos da instalação do Rotary Clube São Caetano Oeste (1966).

Trabalhadores
Nascem em 22 de agosto:
1897 - Joaquim A. Simões, nascido em Souza (Portugal). Servente da fábrica de adubos Miguel Adri. Residência: Ribeirão Pires.

1901 - Julio Gonçalves, de Monte Santo. Operário da fábrica de ácidos São Caetano. Residência: Rua Senador Lacerda Franco, 145.

1922 - Joaquim Lopes, natural de Socorro (SP). Servente da Cibra. Residência: Rua da Escola.
Fonte: 1º livro geral de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

MUNICÍPIOS PAULISTAS
Araraquara. Elevado a freguesia em 22 de agosto de 1817.

Brodósqui. Elevado a município em 22 de agosto de 1913, quando se separa de Batatais.

Inúbia Paulista. Elevado a município em 1959, quando se separa de Lucélia.

HOJE
Dia do Folclore (instituído no Brasil em 1965), Dia do Supervisor Educacional e Dia das Vocações Leigas.

SANTOS DO DIA
Maria Regina ou Senhora Rainha, André de Fiésole, Atanásio, Benício, Fabriciano e Luciano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;