Internacional Titulo
EUA vão atacar Iraque antes de dezembro, diz jornal
Por Da AFP
29/08/2002 | 08:34
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos devem lançar uma ofensiva militar contra o Iraque até o dia 30 de novembro, segundo dois oficiais superiores norte-americanos citados esta quinta-feira pelo jornal israelense Maariv, que não os identifica.

Esta ofensiva deve durar várias semanas e se prolongará "até a liquidação efetiva" do presidente iraquiano Saddam Hussein, informaram os dois generais em um recente informe detalhado, apresentado a oficiais israelenses e jordanianos.

"Faremos com que o Iraque não possa atacar Israel. Tentaremos atingir o mais rápido possível os lançadores (de mísseis Scud) e o Estado de Israel será informado a tempo", afirmou um dos generais americanos ao apresentar o informe. "Esperamos que não haja necessidade de reagir", acrescentou o militar, que foi citado por oficiais israelenses.

Segundo o plano previsto, os Estados Unidos devem lançar um ataque aéreo em massa, junto com bombardeios a partir do mar e uma ofensiva por terra, adiantou Maariv.

O jornal informa ainda que os oficiais superiores norte-americanos fizeram nas últimas semanas verificações nos depósitos dos EUA em Israel.

Durante a guerra do Golfo, em 1991, Israel foi atingido por 39 mísseis iraquianos, que provocaram dois mortos e centenas de feridos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;