Setecidades Titulo Contribuição social
Curso forma guarda-vidas mirins em Sto.André e Mauá

Parceria entre Sesi e Braskem oferece atividades diversas a jovens de 7 a 19 anos

Por Bianca Barbosa
Especial para o Diário
27/10/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Além de aprenderem a nadar, jovens de 7 a 19 anos atendidos pelo projeto Embaixadores do Esporte, iniciativa do Sesi (Serviço Social da Indústria) com apoio da Braskem. se formaram no curso de guarda-vidas mirim neste mês. Por meio de aulas teóricas e práticas, os alunos aprenderam desde técnicas de primeiros socorros até manobra de RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar), que podem ser utilizadas no cotidiano.

Uma das mais animadas da turma era a estudante Isadora Figueira Nogal, 11 anos. “Fico muito feliz para vir para cá. Hoje, aprendi que não podemos ficar apavorados se alguém passar mal. Vou ser médica quando crescer”, contou confiante. Apesar das mãos pequenas, a menina teve força para realizar a massagem cardíaca durante o treinamento por duas vezes. “Tem de verificar o pulso e se a pessoa está respirando. Quando encontrar alguém caído ao chão, tem de ver se não tem fio de energia perto para evitar acidentes”, ensinou a garota.

O amigo Jhonata Lopes de Paula, 13, ressaltou o trabalho ‘pesado’ do guarda-vidas. “É difícil. Tem de usar todo o peso do corpo. Mas é bom aprender caso um dia tenha que salvar alguém por perto”, comentou sobre a atividade de ressuscitação.

Apaixonada pelo projeto, a orientadora de esporte Flávia Fernanda Molla, 38, disse que o foco da iniciativa é formar agentes multiplicadores no esporte e na comunidade. Os alunos mais talentosos se tornam embaixadores, daí o nome da ação. “Eles motivam os amigos, ajudam nos eventos do projeto, são líderes.” A escolha dos embaixadores varia conforme a frequência nas aulas, talento e processo eleitoral entre a turma.

Todas as crianças moradoras de Santo André e Mauá podem participar, mas existe preferência aos que estudam em escolas públicas e morem próximos ao Polo Petroquímico, no bairro Capuava. As aulas de natação e o curso ocorrem na Aceb (Associação Cultural e Esportiva Braskem), em Santo André.

“Um menino que participou no ano passado contou que usou as técnicas de RCP em um churrasco e conseguiu reanimar a pessoa que estava passando mal”, contou o guarda-vidas Wilson Lopes Rodrigues, 39 anos, responsável por lecionar o curso. Ele entende que os ensinamentos servem de apoio para desafios que qualquer pessoa possa encontrar no dia a dia. “Às vezes você está andando pela rua ou trabalhando no escritório e acontece algo do tipo. Eles saem do curso preparados para prestar primeiros socorros”, assegurou.

Na aula de ontem, além do foco nas manobras de RCP, os jovens aprenderam técnicas de segurança para não se perderem dos pais em praias e parques aquáticos, sobre o perigo de entrar no mar sem um adulto por perto, e a não permanecer na areia ou na água durante tempestades. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;