Economia Titulo
Iraque assina contrato para fornecer petróleo a 12 empresas
Por Da AFP
31/07/2003 | 08:27
Compartilhar notícia


O Iraque assinou contratos para o fornecimento de 650 mil barris diários (bd) a 12 empresas estrangeiras, informa nesta quinta-feira uma autoridade do Ministério do petróleo iraquiano.

"Firmamos os primeiros contratos que começam no dia 1º de agosto e vão até o final de dezembro com 12 empresas estrangeiras, entre elas as grandes petroleiras", acrescenta o funcionário.

O volume total de exportações é de 650 mil bd para o mês de agosto e este nível de exportação será reajustado paulatinamente", afirma esta autoridade.

Os contratos foram firmados com as empresas americanas ExxonMobil, ChevronTexaco, ConocoPhilipps, Marathon e Valero Energy, assim como com os grupos petroleiros europeus Shell, BP, Total e Repsol YPF. O chinês Sinochem, o suíço Vitol e a Mitsubishi assinaram contratos de curto prazo.

As exportações incluem atualmente o petróleo produzido nos campos do sul e significam a volta gradual do Iraque ao mercado internacional, diz a fonte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;