Setecidades Titulo Carnaval
Agremiação da Capital homenageia Sto.André

Enredo da Unidos de São Lucas, da Zona Leste, teve uma das 11 alas dedicada ao Diário

Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
12/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


A Locomotiva do Samba, que tinha como protagonistas a maria fumaça e estátua de João Ramalho, abriu alas no desfile realizado ontem pela Unidos de São Lucas, em São Paulo, que homenageou Santo André e, em uma das alas, o Diário, pelo grupo 2 da Uesp (União das Escolas de Samba Paulistanas).

Com o enredo Da Vila de Paranapiacaba ao Polo Petroquímico, Santo André é Engrenagem no Samba, os 502 integrantes mostraram emoção antes, durante e depois de passar pela passarela do samba. “A nossa maior dificuldade foi para terminar as fantasias e alegorias, mas graças a Deus deu tudo certo. Agora é só lutar pelo título”, disse, com lágrimas nos olhos, a presidente da agremiação da Zona Leste, Maristela do Amaral Freitas.

A escola deu inicio ao desfile quase 22h e contou, desde o início, a trajetória andreense. Índios, fauna e flora, operários, o Clube Atlético Aramaçan, o Ramalhão, a Sabina Escola Parque do Conhecimento e o Diário foram alguns dos homenageados entre as 11 alas. O torneiro mecânico Vagner dos Santos, 46 anos, que trabalha no bairro Capuava, era um dos integrantes da ala da imprensa. “Sempre leio o Diário. Acho importante lembrar tudo o que fez história na cidade, como é o caso do Ramalhão também. Carnaval e futebol sempre andam lado a lado.” Ele desfila desde os 7 anos.

No segundo carro alegórico, o que lembrou os operários e o Polo Petroquímico, estava a secretária Keila Cristina Santos da Silva, 35, ex-funcionaria do Diário. “Sempre desfilei na Nenê de Vila Matilde. Fui, ano passado, visitar a São Lucas e me apaixonei pelo enredo.” Ela estava acompanhada das filhas gêmeas.

O segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira eram os irmãos Rafaela Boani, 18, e Pablo Italo Boani, 22, moradores de Diadema. “A escola é como uma família. Quem visita a quadra sempre se sente acolhido, quer voltar. Este desfile é feito com muito amor”, enfatizou Rafaela.

E é mesmo. Horas antes de começar, os integrantes da harmonia e diretoria se desdobravam para colocar as alas em ordem. A vontade de vencer – apenas a melhor conquista vaga no Grupo de Acesso 2 – foi nítida do início ao fim, o que empolgou o público de quase 20 mil pessoas. “Sem desmerecer aqui, mas temos de voltar para o Grupo Especial (ficaram entre 2001 e 2002), de onde nunca devíamos ter saído”, disse a coordenadora de destaques Dione Dourado. “É esperar e torcer.” A apuração será na quarta-feira, às 13h, no Anhembi.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;