Setecidades Titulo São Bernardo e Diadema
N.Senhora dos Navegantes é celebrada com procissão

Evento tradicional, realizado amanhã, espera atrair 3.000 pessoas; barcos conduzirão a santa

Juliana Stern
Especial para o Diário
03/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 A tradicional Festa da Nossa Senhora dos Navegantes acontece amanhã. Em sua 24ª edição, além da procissão náutica e por terra e missa em homenagem à santa, a celebração contará com bingo e almoço para cerca de 3.000 pessoas.

A procissão terá duas etapas. A primeira será aquática, tendo início na Balsa João Basso, na região do pós-balsa, em São Bernardo. De lá, partirão cerca de 60 embarcações da Associação de Pescadores do Riacho Grande até a Prainha, no encontro da Estrada Pedreira Alvarenga com a Avenida dos Pereiras, em Diadema. A procissão continuará por terra até a Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, no bairro Eldorado, onde será celebrada missa em homenagem à santa, seguida de almoço e um bingo beneficente.

De acordo com a fundadora da Associação de Pescadores do Riacho Grande, Vanderléa Rochumback Dias, o evento é importante para a colônia de pescadores do pós-balsa por ser cultural e comover a população. “É mais que religião, é cultura. As pessoas acordam 5h para deixar tudo pronto e sair com os barcos às 8h. O evento movimenta toda a colônia”, afirma a pescadora.

A festa terá apoio das prefeituras de São Bernardo e Diadema. A administração são-bernardense informou que irá oferecer montagem e instalação de palco, utilizado para a bênção das embarcações, além de fiscalização, instalação de bebedouro – em parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo) –, carro e equipamento de som. Já a diademense auxiliará com a Segurança e o controle do trânsito durante a procissão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;