Cultura & Lazer Titulo
Corpo e mente sãos
Por Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
16/02/2010 | 07:51
Compartilhar notícia


Impulsionar reflexões sobre a corporeidade, conceito desenvolvido pelo filósofo francês Maurice Merleau-Ponty (1908-1961) - que defende a não divisão entre o corpo e a mente -, é a proposta do 15º Sesc Verão.

Sob o título Eu, Você, Todo Mundo em Movimento, a ação traz diferentes atividades para São Caetano (Rua Piauí, 554. Tel: 4223-8800), até dia 28. Há oficinas circences, peças de teatro e jogos específicos para crianças e adultos.

Inspirada em sete princípios (sensibilidade, participação, inclusão, cooperação, criatividade, percepção e superação), a agenda favorece série de exercícios que podem ser aplicados também no cotidiano.

Entre as atividades, está o Jogo das Tramas, que convida o público a atravessar grandes caixas vazadas de madeira. No interior delas, há fios elásticos em cinco cores, que lembram as obras penetráveis do artista venezuelano Jesús Soto, um dos expoentes da arte cinética. Os jogos podem ser praticados de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h; e aos sábados, das 10h às 14h.

Um dos espetáculos, agendado para sábado, às 15h, é o Faz de Conta que Tem... História, com encenação da Companhia Abareteatro. Na trama, o circo está fechando. Lelé e Belinha, então, desejam contar a última história, no intuito de reviver os circos de antigamente, que traziam romances, aventuras e heróis, em vez de bichos. Os personagens ainda tentam convencer o dono a manter o circo aberto. Ingressos são vendidos a R$ 6.

O encontro Corporeidade na Prática - Você Tem Fome de Que? ainda recebe personalidades do esporte e das artes cênicas, que compartilham com o público os princípios norteadores da corporeidade, por meio de relatos de experiências.

Entre os convidados, estão a coreógrafa Ana Bottosso, que é especialista em dança e diretora da Companhia de Danças de Diadema, e o para-atleta Paulo Eduardo Chieffi Aagaard, conhecido como Pauê, que possui diversos títulos em competições internacionais. A atividade ocorre, gratuitamente, na segunda-feira, a partir das 19h30. Inscrições podem ser feitas pelo telefone 4223-8821 ou via e-mail (carol@scaetano.sescsp.org.br).

Outras opções
Jogo do Corpo (cooperação):
uma parede imantada com uma espécie de trilha é percorrida por bonecos, que ficam presos em uma das extremidades do participante: cabeça, mãos ou pés. De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h; aos sábados, das 10h às 14h. Grátis.

Jogo da Flexibilidade (criatividade): a partir do sorteio de uma carta que indica uma posição corporal (como andando, correndo e plantando bananeira), o jogador tem a tarefa de tentar reproduzir a imagem vista. De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h; aos sábados, das 10h às 14h. Grátis.

Jogo da Memória Seletiva (sensibilidade): um painel na parede, imantado, mostra um grande banquete, com alimentos variados. Para as crianças de até cinco anos: uma caixa com seis conjuntos de quebra-cabeças podem ser associados a elementos do painel, na criação de uma narrativa. Para jovens e adultos: um jogo de tabuleiro oferece imagens de alimentos, paisagens, rostos com expressões, elementos climáticos. As imagens são associadas em pares, como em um jogo da memória e, diferente do tradicional, nenhuma imagem é repetida. De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h; aos sábados, das 10h às 14h. Grátis.

Nau Catarineta: o espetáculo, exibido pela Companhia Abareteatro, conta a história da personagem-título. Após sete anos perdida no mar, recebe uma visita inesperada: uma garota bonita que deseja viajar para conhecer línguas diferentes e decifrar as histórias de suas conchas do mar. Dia 27, às 15h. Ingr.: R$ 6.

Jogo da Sombra que Fala com o Corpo (participação e inclusão): a partir de imagens observadas em cartas, os participantes criam objetos e criaturas com a sombra dos corpos, em conjunto ou individualmente. As cartas podem revelar criaturas (como dragão, minotauro e esfinge), objetos (caso de bicicleta) ou alimentos (entre eles: maçã, pera e abacaxi). A ambientação ainda prevê um foco de luz e um tecido leve, que ajuda a desenvolver a sombra proposta. De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h; aos sábados, das 10h às 14h. Grátis.

Oficinas Circenses (superação): a atividade lúdica e interativa apresenta diferentes técnicas corporais utilizadas no circo. Aos sábados, às 16h. Grátis. Vagas Limitadas. Inscrições na Central de Atendimento.

Brincando no Quintal (cooperação): os participantes têm contato e constroem brinquedos tradicionais como pega vareta e cinco marias. Inscrições na Central de Atendimento. Dia 24, às 15. Grátis. Vagas limitadas. Inscrições na Central de Atendimento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;