Política Titulo Processo
Secretário de Kiko é réu em Campos do Jordão
Felipe Siqueira
Especial para o Diário
27/02/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O secretário de Administração e Modernização de Ribeirão Pires, Adriano Dias Campos, é réu na Justiça por avalizar pagamentos a uma empresa dirigida por um vereador em Campos do Jordão, cidade em que atuava na chefia de Negócios Jurídicos no governo da prefeita Ana Cristina Machado César (PPS).

A denúncia que envolveu Adriano foi apurada pelo Ministério Público em Campos do Jordão. O atual secretário de Ribeirão, no governo de Adler Kiko Teixeira (PSB), teria deixado a empresa Vale Tudo Reciclagem prestar serviços à prefeitura de Campos do Jordão sem nenhum tipo de contrato ou licitação aberta (concorrência entre companhias que serve para se adquirir a melhor alternativa, com o menor custo para a administração). O valor da ação é de R$ 404,8 mil. A história aconteceu em 2009.

De acordo com publicações locais, a empresa responsável para a administração dos serviços de reciclagem em Campos era Tudo Vale de Caçapava, mas foi descoberto que a Tudo Vale havia se desvinculado da prefeitura. Sem explicação ou outro processo licitatório, a empresa Vale Tudo Reciclagem passou a executar o serviço na cidade.

A Vale Tudo, que não possui CNPJ nem inscrição na Junta Comercial do Estado, era administrada, na época, por um vereador da cidade, José Matos da Costa (PSD), que, segundo mídia de Campos, chegou a incorporar em seu gabinete o ex-gerente da Tudo Vale de Caçapava.

Quem poderia intervir neste processo era o secretário de Negócios Jurídicos da administração municipal, à época Adriano Dias Campos, declarando o evento como ilegal, mas isso, de acordo com as publicações locais, não aconteceu. José Matos da Costa ainda é vereador em Campos do Jordão. Ele foi eleito no pleito do ano passado.

O processo em Campos do Jordão corre na 1ª Vara da Justiça local. Pode enquadrar os réus em improbidade administrativa.

Eleita em 2008 com 85% dos votos válidos em Campos do Jordão, Ana Cristina Machado César, conhecida politicamente como doutora Ana, foi apenas a quarta colocada no pleito de 2012, quando buscou a reeleição. Em 2016, não concorreu ao Paço.

Adriano é o segundo secretário de Kiko que responde a processo na Justiça. Roberto Tokuzumi, titular de Meio Ambiente, é réu no escândalo do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). Tokuzumi delatou o esquema de pagamento de propina para liberação de licenças ambientais.

O governo Kiko não se manifestou sobre o caso. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;