Política Titulo Militante histórica
Primeira vereadora do PT de Mauá morre aos 79
Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
09/12/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Anderson Silva/DGABC


Integrante da primeira bancada do PT na Câmara de Mauá (1983-1988), Celcina Pereira Fernandes morreu ontem aos 79 anos. No fim do mês passado, a petista sofreu um infarto e estava internada desde então.

Filiada histórica no petismo e militante de movimentos sociais ligados à Igreja Católica, a ex-parlamentar mudou-se para Mauá no fim da década de 1950. Com atuação política nas chamadas comunidades eclesiais de base, Celcina ajudou a fundar o PT na cidade. Em 1982, foi eleita para o Legislativo com 884 votos. Com ela, o petismo também elegeu a poeta Léa Aparecida de Oliveira (morreu em 1988), Juraci Fernandes e Vlademir Tadeu Borogan.

Celcina deixa sete filhos, entre eles o também ex-vereador e atual superintendente da Arsep (Agência Reguladora dos Serviços Públicos), Rômulo Fernandes (PT).

O PT de Mauá lamentou a morte de Celcina. Em nota divulgada nas redes sociais, o partido exaltou a militância da petista enquanto uma das primeiras vereadoras da legenda. “Deixamos registrados nossa gratidão e nosso reconhecimento pela militante que foi e representou o Partido dos Trabalhadores no Legislativo de maneira honrosa”, diz o comunicado do diretório da legenda.

O prefeito Donisete Braga (PT) também se manifestou em seu perfil no Facebook. “A doce Celcina Pereira Fernandes, eleita vereadora de Mauá na década de 1980, nos deixou hoje (ontem) para ficar mais perto de Deus. Era religiosa e engajada em movimentos sociais e feministas. Faleceu prestes a completar 80 anos; faria aniversário na próxima semana, no dia 17. Celcina morava em Mauá desde 1972, no Parque das Américas. Sinto muito a sua perda, amiga querida. Os meus pêsames aos filhos e netos dessa guerreira que tanto fez por nossa cidade”, publicou o prefeito.

O velório ocorre desde a tarde de ontem no Cemitério Vale dos Pinheirais, no Jardim Primavera. O enterro será no mesmo local, às 10h. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;