Cultura & Lazer Titulo
Microsoft anuncia Windows Vista
Das Agências
26/07/2005 | 08:13
Compartilhar notícia


Acompanhia Microsoft anunciou que a nova geração do seu sistema operacional vai se chamar Windows Vista. O lançamento da ferramenta está previsto para 2006, cinco anos depois de o Windows XP chegar ao mercado. Esse foi o período mais longo entre lançamentos de plataformas da Microsoft, utilizadas em nove de cada dez computadores pessoais do mundo.

A partir de 3 de agosto, a companhia promete liberar a primeira versão beta do novo produto para ser testada por desenvolvedores e pelos profissionais de TI (tecnologia da informação). Uma versão mais completa do software, também em teste, destinada aos consumidores, deverá ser liberada antes do lançamento do sistema definitivo.

O nome oficial do produto foi anunciado na sexta-feira passada pela Microsoft nos EUA. Até então a versão beta do sistema operacional era conhecida por Longhorn. A Microsoft não divulgou muitos detalhes do lançamento. Destacou que o novo sistema operacional ganhou reforço na segurança e novos recursos que facilitam a visualização e a organização de dados e arquivos de usuários.

A companhia pretende começar a testar uma versão para servidores no fim deste ano. A programação prevê o lançamento em 2007, e não terá o Vista no nome. O produto continuará se chamando Windows Server.

O slogan do Vista é: "Claro, seguro de si mesmo, conectado: trazendo clareza para o seu mundo", segundo um vídeo divulgado pela multinacional. Com o novo sistema operacional, a Microsoft busca reforçar a segurança do seu mais famoso produto, considerado o seu calcanhar de Aquiles, e apresentar um novo conceito de organização de informações e de conexão. O lançamento oferece aos usuários um novo sistema de buscas integrado, aplicativos específicos para computadores portáteis e mecanismos de controle para impedir o acesso dos menores a conteúdos considerados inadequados.

Atualizações – Uma das características principais do novo sistema operacional é a interação e a sincronização com RSS (Really Simple Syndication), recurso mediante o qual os usuários podem receber nos micros as informações divulgadas em sites de sua escolha. A ferramenta busca automaticamente as atualizações, eliminando a necessidade de o usuário navegar em busca das novidades publicadas.

Segundo o site oficial da companhia, além de assinar notícias e blogs, o usuário poderá ter feeds de áudio, vídeo, documentos, fotos, eventos etc. Outra novidade é adoção de uma barra de navegação lateral, que se assemelha aos painéis de programas como Photoshop e Dreamweaver.

As pastas Minhas Imagens e Meus Vídeos, por exemplo, ganharam uma nova identidade visual, e agora oferecem aos usuários ícones para gravar DVD, criar álbums de fotos, além de novas formas de visualização de imagens.

O lançamento do novo sistema operacional foi adiado várias vezes. A companhia, com sede em Redmond, em Washington, anunciou seus planos para o Longhorn em 2001. Inicialmente, pretendia lançá-lo no mercado em 2004. No entanto, o lançamento foi postergado várias vezes para ajustá-lo, deixando de fora o sistema de armazenamento de arquivos WinFs, e modificando a arquitetura do sistema de gráficos Avalon e do Indigo.

O nome Vista foi adotado porque empresa obteve retorno quando abandonou nomes baseados em números, como Windows 3.1, e apostou em data, como, por exemplo, Windows 95.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;