Setecidades Titulo
Idec dá orientações para o presente do Dia das Crianças
Por Do Diário do Grande ABC
11/10/2005 | 08:20
Compartilhar notícia


Aos pais que deixaram para a véspera do feriado a compra do presente do Dia das Crianças, o Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) preparou uma lista com dicas úteis que preservam o bolso do cliente e a saúde dos pequenos. Apesar da correria enfrentada pelos adeptos do consumo de última hora, o instituto recomenda atenção na hora da escolha. A primeira delas: não se deixar seduzir pelos preços baixos da mercadoria vendida pelos camelôs. Ainda que o consumidor só tenha dinheiro para levar uma “lembrancinha”, a maioria dos produtos não estão de acordo com as normas e regulamentos técnicos.

Na hora da compra, o consumidor deve procurar na embalagem o selo do Inmetro, que certifica a segurança do produto. Os pais devem ainda verificar se a matéria prima não é tóxica e é à prova de fogo, ou se tem pontas ou arestas que possam machucar a criança. A faixa etária a que se destina o brinquedo também tem de ser verificada.

O Idec sugere que o consumidor evite comprar produtos que contenham peças muito pequenas, que as crianças possam engolir, ou que sejam feitos de vidro, soltem tinta ou tenham cheiro e formato parecido com alimentos conhecidos.

Se o brinquedo apresentar qualquer defeito, o fabricante tem, no máximo, 30 dias para resolver o problema. Passado o prazo, o cliente pode exigir a troca e até a devolução do dinheiro.

Site do Idec – www.idec.org.br. O endereço também traz outras informações sobre os direitos do consumidor e mais dicas para o Dia das Crianças.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;