Internacional Titulo
Aliados discutem o envio de tropas terrestres a Kosovo
Do Diário do Grande ABC
08/04/1999 | 08:53
Compartilhar notícia


Os aliados começam a examinar a possibilidade de enviar tropas terrestres a Kosovo sem o consentimento prévio de Belgrado, uma questao que é aventada desde o início dos ataques da Otan contra a Iugoslávia, há quinze dias.

``Todos estao pensando nisso, apesar da resposta à possibilidade de enviar tropas a Kosovo até agora continuar sendo negativa', afirmou um diplomata ocidental.

Na sede da Otan, o tema já foi discutido no debate informal entre os 19 membros da Aliança Atlântica.

Quara-feira, quando o secretário norte-americano da Defesa falou com o Conselho Permanente da Otan (embaixadores), muitas das perguntas que lhe foram feitas se referiam a uma mobilizaçao terrestre.

William Cohen respondeu que os Aliados ``ainda nao haviam chegado a esse ponto'. ``Mobilizando ou nao as tropas terrestres, é preciso continuar bombardeando a capacidade militar de Slobodan Milosevic', acrescentou, segundo fontes diplomatas.

As declaraçoes do responsável norte-americano foram indiretas, segundo as mesmas fontes. Cohen destacou a questao do custo de uma mobilizaçao terrestre, a necessidade de convencer os parlamentos dos países membros e de saber o que isso significaria em termos de ``independência' para Kosovo.

Segundo um diplomata norte-americano, à medida que passa o tempo, é mais difícil imaginar que se possa conservar Kosovo dentro da Iugoslávia. Segundo ele, a esta altura um estatuto de ``autonomia' nao faria sentido.

Quarta-feira, o ministro da Defesa canadense, Art Eggleton, pediu em Ottawa que a Aliança Atlântica comece a estudar a idéia de uma mobilizaçao terrestre em Kosovo, sem cessar-fogo prévio com Belgrado.

``Nao resta dúvida de que a Otan deve pensar em outras alternativas', fora uma mobilizaçao terrestre com acordo de Belgrado.

A questao, entre os Aliados, provavelmente será examinada novamente na segunda-feira, de maneira informal e sem uma tomada de decisoes, durante uma reuniao, em Bruxelas, dos ministros das Relaçoes Exteriores da Otan.

Esta sessao excepcional terá lugar onze dias antes de uma reuniao de cúpula em Washington de chefes de Estado e de governo dos países da Aliança Atlântica, durante o qual poderia ser tratada também a idéia de uma mobilizaçao terrestre.

Durante a Guerra do Golfo contra o Iraque, em 1991 (750.000 homens, 510.000 deles norte-americanos, reunidos em uma coalizao aliada), 42 bombardeios aéreos precederam quatro dias de combates terrestres.

Se for adotada a opçao terrestre no caso da Iugoslávia, bombardeada há 15 dias, sua aplicaçao levaria vários meses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;