Política Titulo Crise hídrica
Alckmin inaugura hoje obra hídrica na Billings

Governo entrega ligação entre braços da represa para socorrer Sistema Alto Tietê durante crise

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
31/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O governador Geraldo Alckmin (PSDB) inaugura hoje obra feita pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) de transferência de água do Rio Pequeno para o Rio Grande, ambos braços da Represa Billings. A intervenção, de R$ 20 milhões, integrou pacote do governo estadual durante a crise hídrica e, inicialmente, estava prevista para ser entregue em julho do ano passado. Na visão do Estado, essa obra aumenta a segurança do abastecimento na Região Metropolitana.

De acordo com a Sabesp, a ligação permitirá que haja bombeamento de até 4.000 litros por segundo entre os dois corpos hídricos para socorrer o Sistema Alto Tietê, um dos mais afetados durante a falta de chuvas de 2014.

“A obra se estende ao longo de 1,2 quilômetro de extensão, no Grande ABC. Seu objetivo é conectar dois braços da represa Billings, formados pelos rios Pequeno e Grande. Entre eles existe um desnível de 11 metros de altura que precisa ser superado com bombeamento, para que a água captada do Pequeno seja enviada até o braço do Rio Grande”, informou a Sabesp.

Neste bombeamento haverá água poluída da Represa Billings – o que, tecnicamente, é chamado de água bruta pela Sabesp. O governo estadual assegurou haverá tratamento dessa água na ETA (Estação de Tratamento de Água) Rio Grande, no Grande ABC. “Ou então bombeada novamente até a Represa Taiaçupeba, já no Sistema Alto Tietê, e lá também passar por tratamento antes de seguir para casas, prédios, comércios e indústrias.”

Colocada no pacote emergencial da Sabesp durante a crise hídrica, a obra entre os rios Pequeno e Grande teve andamento desacelerado porque, segundo a Sabesp, “havia muita água no Rio Grande” por causa do período satisfatório de chuvas.

Depois a inauguração da interligação entre os braços da Represa Billings, Alckmin vai entregar reservatório metálico no bairro Alvarenga, em São Bernardo. “Com investimento de R$ 14 milhões, o equipamento amplia a capacidade de armazenamento de água em 15 milhões de litros e proporcionará melhores condições operacionais e maior segurança no abastecimento para 91 mil moradores de diversos bairros do município.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;