Política Titulo
Casa Civil divulga decreto sobre arquivos sigilosos
Por Da Agência Brasil
10/12/2004 | 08:23
Compartilhar notícia


A Casa Civil divulgou no início da madrugada desta sexta-feira decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que altera os prazos do sigilo obrigatório de documentos oficiais do Estado. Decreto anterior, assinado em 2002 pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ampliou esses prazos. No decreto assinado por Lula, os prazos para a abertura de documentos oficiais da época da ditadura ficam iguais aos da Lei. n° 8.159, de 1991, regulamentada pelo decreto de 1997, assinado por FHC.

Os prazos de duração da classificação de sigilo dos documentos ficaram assim: ultra-secreto: máximo de 30 anos; secreto: máximo de 20 anos; confidencial: máximo de dez anos e reservado: máximo de cinco anos. Esses prazos poderão ser prorrogados uma vez, por igual período, pela autoridade responsável pela classificação ou autoridade hierarquicamente superior competente para dispor sobre a matéria.

Lula também assinou medida provisória que cria comissão interministerial para estudar a flexibilização da divulgação dos prazos desses documentos e mudar a classificação, o que permitiria até a abertura imediata de determinado arquivo. A MP possibilitará a reclassificação dos documentos e a redução dos prazos de sigilo. O decreto e a medida provisória deverão ser publicados hoje no Diário Oficial.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;