Fechar
Publicidade

Sábado, 4 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

turismo@dgabc.com.br | 4435-8367

A eclética Bertioga


Margareth Meza
Especial para o Diário

31/01/2008 | 07:02


Famosa pelo tamanho avantajado do pastel e pela Festa Nacional do Índio, considerada a maior do Brasil, Bertioga possui 33 quilômetros de orla e muita história para contar, já que abriga a fortaleza mais antiga do Brasil, o Forte São João, um dos principais cartões-portais da cidade.

Localizada a 108 quilômetros da Capital, possui desde praias destinadas a tranqüilos passeios familiares até alternativas voltadas ao surfe. Uma das recomendadas para a prática do esporte é Itaguaré, com boa quebra de onda e forte correnteza.

São Lourenço, conhecida por sediar o requintado bairro planejado, a Riviera, também é procurada pelos surfistas. No entanto, é bom se precaver, pois em seus 4,6 quilômetros de extensão oferece perigo nas pontas por causa da correnteza.

A Riviera possui infra-estrutura turística composta por hotéis, restaurantes e até uma casa de leilões. A paisagem local foi totalmente planejada, tanto que, em 2000, o empreendimento ganhou a certificação ISO 14001 por causa da ocupação de forma ordenada e com respeito ao meio ambiente.

Prova disso é o plano urbanístico do espaço, no qual quase um terço é destinado a áreas verdes – são 2,6 milhões de metros quadrados, o equivalente a 263 campos de futebol. O bairro conta ainda com serviço de coleta de lixo e um laboratório que verifica a qualidade da água e dos sistemas de coleta e tratamento de esgoto.

Menos planejada, mas também muito freqüentada, é a praia da Enseada, a mais extensa do município, com 12 quilômetros e trechos no Centro e em bairros como Maitinga, Rio da Praia, Jardim Rafael, Vista Linda e Indaiá. Para turistas e moradores, há quiosques e uma praça de esportes radicais, voltada aos adeptos de skate e roller.

A última opção para quem busca agitação é Boracéia, cujo nome, traduzido para o português, caiu como uma luva: lugar de muita gente. Na alta temporada, os 4,7 quilômetros de areia e mar atraem milhares de visitantes.

SOSSEGO

Contrárias ao luxo e à badalação, existem praias que oferecem mais sossego. E se é isso que você deseja, dirija-se a Indaiá, localizada ao Norte do município. Com mar de águas calmas e menor fluxo de banhistas, tem no Cantão do Indaiá espaço para regatas e travessias marítimas a nado.

Também para quem busca tranqüilidade está Guaratuba, expressão indígena que significa lugar onde a onça vem beber água. O lugar possui oito quilômetros de extensão e é um dos últimos de planície de restinga litorânea.


Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;