Economia Titulo
Importação de veículos cresce 111%
Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC
11/01/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


O setor automotivo volta a comemorar o bom desempenho de 2007 com o anúncio de que o mercado de veículos importados comercializou 12.491 unidades no atacado, crescimento de 111% na comparação com 2006, segundo a Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores).

Este foi o melhor resultado do segmento desde 2001, quando foram vendidas no Brasil 17.086 unidades. Número importante considerando que em 2002 as vendas haviam caído bruscamente para 8.593 veículos e ficaram menores ainda em 2003 (3.716) e 2004 (3.797). Nos anos de 2005 e 2006 houve uma leve recuperação com vendas de, respectivamente, 5.434 e 5.894 unidades.

DÓLAR - Além da melhora nos indicadores econômicos, o segmento foi favorecido principalmente pelo câmbio, já que o dólar caiu para menos de R$ 2 no ano passado, e também pela maior facilidade de o consumidor obter financiamento.

Com isso, a expectativa é de que, neste ano, o segmento cresça 76% no Brasil.

“Nossa meta é superar o recorde de 2001. Se o ritmo de vendas do último quadrimestre de 2007 for mantido poderemos alcançar esse objetivo com a venda de 22 mil veículos até dezembro”, afirmou o presidente da Abeiva, José Luiz Gandini.

TAXAS - O presidente da Abeiva reclama que a participação dos importados no mercado brasileiro ainda é ínfima e uma das razões para isso está na alta tributação.

Um carro que não tenha sido fabricado em algum país do Mercosul ou no México, paga 35% de imposto de importação fora outros tributos que são cobrados depois de sua entrada.

“Enquanto isso, carros trazidos do Mercosul e do México entram no País com alíquota zero, em prejuízo às marcas representadas por nossa entidade”, declarou Gandini.

Para mudar isso, a entidade propõe a adoção de um sistema de cotas, que permitiria a importação de uma quantidade definida de veículos com tratamento tributário semelhante ao dos países do Mercosul. Qualquer carro que entrasse no País após a cota ser atingida pagaria 35% de taxa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;