Memória Titulo Religiosidade
O cinquentenário da Paróquia de Vila Marlene
Por Ademir Medici
14/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Vila Marlene, em São Bernardo, prepara-se para celebrar o Jubileu de Ouro (1966-2016). E uma comissão inicial trabalha para a construção da história da paróquia, igreja e bairro, situada na histórica Borda do Campo, local de entroncamento de antigos caminhos paulistas.

Pelo território da hoje paróquia já passavam viajantes em tempos idos por caminhos como a Estrada do Paraguai, atual Avenida Piraporinha. Falamos dos séculos 17, 18, 19... Local de entroncamentos imemoriais.

Por aqui já palmilhava quem ia de Santos a São Paulo, de Mogi das Cruzes a Santo Amaro. Uma referência atual é o quilômetro 18 da Via Anchieta. Outra referência - esta histórica - é a passagem, agora canalizada, do Córrego Borda do Campo, que segue pela Avenida Kennedy em direção ao Ribeirão dos Meninos, confluência onde os beneditinos mantiveram por pelo menos 150 anos a sede da Fazenda São Bernardo (1717-1870), origem do atual Município de São Bernardo.

 

RELIGIOSIDADE

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima foi criada pelo primeiro bispo do Grande ABC, dom Jorge Marcos de Oliveira, em 1966. Mas a primeira capela já existia desde 1958, quando foi celebrada a primeira missa. Antes, ainda, padres como o saudoso Fiorente Elena vinham celebrar missas nas casas dos moradores.

A padroeira Fátima possui duas grandes imagens na paróquia, ambas trazidas de Portugal. A primeira delas chegou à Vila Marlene em 21-11-1958. Ela é guardada no segundo andar do salão paroquial, ao lado da igreja. Na igreja se localiza a imagem atual, trazida pelo padre César e entronizada por dom Nelson Westrupp, então bispo diocesano, em 13-10-2008.

O pároco, padre Augusto César Casimiro de Andrade, na paróquia desde 2005, é o principal incentivador do levantamento histórico que se inicia. Uma comissão formada por vários paroquianos já levantou muitas informações, inclusive na Cúria Diocesana, em Santo André. Todo o material formará publicação a ser lançada em outubro, com o apoio desta página Memória. Até lá, a paróquia será pauta obrigatória aqui em Memória.

 

VISITA

Neste domingo, às 19h, a Paróquia Nossa Senhora de Fátima receberá a visita pastoral de dom Pedro Cipollini, bispo de Santo André. Haverá celebração eucarística.

 

E ATENÇÃO...

Você que tem informações sobre a História da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Vila Marlene, que morou ou mora no bairro, que batizou seus filhos ali, fez a primeira comunhão, casou-se na igreja, participe deste esforço de construção da memória local. Separe fotos, recortes de jornais, folhetos diversos, lembranças e envie tudo para a paróquia. Grato.

 

Em 14 de fevereiro de...

1916 - O inspetor sanitário Dr. Martinelli, da Capital, tem estado em São Caetano. Há preocupação com casos de tifo.

Moradores pedem ao prefeito Saladino que interfira para que a Companhia Melhoramentos de São Caetano inicie a construção da rede de águas e esgotos, de acordo com o contrato que tem com a Câmara de São Bernardo.

Escreve o correspondente do Estadão: "ao contrário do que se tem propalado, posso afirmar que em São Caetano não foi verificado nenhum caso de moléstia epidêmica".

A guerra. Do noticiário do Estadão: ''os alemães tentam atravessar o Rio Yser, na Bélgica''.

1931 - A Avenida Presidente Wilson, no trecho hoje denominado Avenida Goiás (São Caetano) e Avenida Industrial (Santo André) tornava-se intransitável.

Há alguns meses a avenida havia sido revestida de road-oil (óleo de estrada - seria a primeira via asfaltada do Grande ABC). O empreiteiro comprometera-se em manter a via durante um ano (até maio de 1931), o que fez até a eclosão da Revolução de outubro.

Agora, a estrada estava sem fiscalização e conserva, apresentando "falhas no revestimento".

1941 - Inaugurado o Cine Santo André, no mesmo prédio do antigo Cine República, na Rua Coronel Alfredo Flaquer, quarteirão entre as ruas Coronel Fernando Prestes e Abílio Soares, em frente ao célebre Restaurante Napolitano, em Santo André.

Anos depois, ao ser desativado, o Cine Santo André cedeu espaço à Sociedade de Cultura Artística. O prédio veio ao chão no início dos anos 70, quando da abertura da Avenida Perimetral.

1971 - Instalada a Sociedade Amigos do Jardim das Maravilhas, em Santo André.

Luiz Guereschi reeleito presidente da SAB de Vila Marchi, em São Bernardo.

Inaugurada a 1ª exposição de camping da Cidade da Criança, em São Bernardo.

1981 - Incêndio no Edifício Grande Avenida, da Avenida Paulista, mata 17 pessoas.

 

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 14 de fevereiro de 1986 - ano 28, nº 6058

Manchete – Ministério de Sarney toma posse.

Nacional – Com exclusividade para o Diário, o jornalista Aleksandar Jovanovic informa que cartel encarece preço da energia elétrica no País.

Relatório inédito revela porque o custo da energia elétrica no Brasil é tão elevado.

Cartel impõe preços de equipamentos.

Usinas hidrelétricas como Juquiá, Ilha Solteira, Itaipu e Tucurui utilizaram equipamentos importados das empresas do cartel internacional de fornecedores com subsidiárias instaladas no País.

 

Santos do dia

São Cirilo e São Metódio. Irmãos. Naturais da Tessalônica, Macedônia, Grécia. Viveram no século 9 e se dedicaram à evangelização dos eslavos, na Europa Central.

São Cirilo criou um alfabeto próprio para os eslavos, para cuja língua traduziu as Sagradas Escrituras e os principais livros litúrgicos, sendo por isso considerado o pai da cultura eslava.

São Metódio foi bispo de Sírmio.

Em 1980 ambos foram proclamados co-patronos da Europa, ao lado de São Bento, pelo papa João Paulo II.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

Valentim




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;