Economia Titulo
Dieese: 81% dos acordos salariais tiveram reajuste em 2004
Por Do Diário OnLine
Com Agências
30/03/2005 | 14:01
Compartilhar notícia


O ano de 2004 foi o melhor para as negociações salariais desde 1996, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicos). Dos acordos salariais fechados no ano passado, 81% tiveram reajustes iguais ou maiores que o INPC (Índice Nacional de Preços do Consumidor), apurado pelo IBGE.

Segundo o Dieese, o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) combinado à redução do desemprego e ao controle da inflação facilitou a reposição da inflação nos acordos salariais fechados em 2004.

Antes de 2004, o melhor ano para as negociações foi 2000, quando 66,7% das categorias conseguiram ter algum aumento real de salários. O pior foi 2003, quando a taxa recuou para 41,6%.

A pesquisa analisou 658 acordos em todo o país, dos quais 53% são da indústria, 37% do setor de serviços e 10% do comércio. Destes, 126 (19%) não conseguiram repor a inflação ou ter ganho real de salário.  As negociações foram melhores na indústria (87%) e no comércio (82%).

Para fazer o levantamento, o Dieese compara os reajustes com a inflação pelo INPC porque esse é o indicador mais usado nas negociações salariais, além de servir de referência para reajustar o salário mínimo e as aposentadorias.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;