Internacional Titulo
Israel ataca delegacia palestina e ocupa sede da OLP
Por Do Diário OnLine
10/08/2001 | 08:50
Compartilhar notícia


Em represália ao pior atentado nos dez meses de rebelião palestina, Israel destruiu com seus aviões uma delegacia de polícia palestina na Cisjordânia nesta sexta-feira. O atentado suicida ocorrido nesta quinta em um restaurante no centro de Jerusalém causou a morte de 15 pessoas, entre elas um brasileiro, e deixou 92 feridos. Também nesta sexta, a polícia de Israel ocupou a Casa do Oriente, principal sede da Organização para a Libertação da Palestina em Jerusalém Oriental, o que irritou e alarmou os palestinos, que planejam transformar o local em sua capital.

"O povo palestino não tem escolha senão aumentar a resistência e a Intifada (rebelião) para libertar a Sagrada Jerusalém e reconquistar a Casa do Oriente e todas as outras instituições palestinas", disse Ahmed Abdel Rahman, um importante assessor de Arafat, segundo a Reuters.

A Casa do Oriente, em comunicado, pediu intervenção internacional na região. O ministro da Segurança Pública, Uzi Landau, disse que o prédio não será devolvido porque "desafia a soberania israelense sobre Jerusalém".

Israel ocupou o leste de Jerusalém, então território da Jordânia, durante a Guerra dos Seis Dias (1967), e anexou a região sem reconhecimento internacional. A Casa do Oriente servia como centro simbólico dos palestinos.

O conflito entre Israel e Palestina se intensificou nesta quinta, quando um ativista islâmico entrou em uma pizzaria lotada do centro de Jerusalém e provocou uma explosão. O atentado foi reivindicado , foi reivindicada pela organização extremista islâmica Hamas e pelo grupo terrorista palestino Jihad como uma vingança por um ataque de mísseis israelenses em 31 de julho.

Os palestinos dizem que a invasão da Casa do Oriente vai aprofundar a violência, que em dez meses já matou 513 palestinos, 147 israelenses e 14 árabes com cidadania de Israel.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;