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Big Brother para o seu automóvel
Por Thais Villaça
Especial para o Diário
01/11/2006 | 10:33
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Se a violência e o alto índice de furtos não são incentivos suficientes para instalar um rastreador no carro, há outro motivo: as seguradoras oferecem descontos de até 40% para quem possui o equipamento. Existem três tipos de sistema no mercado: localização por GPS (sistema de posicionamento global), celular e triangulação de antenas, cada um com vantagens e desvantagens.

O maior benefício do GPS é a precisão. Apesar de não encontrar o automóvel em locais fechados, as empresas que trabalham com o sistema geralmente apresentam um histórico de posicionamento na internet. A Car System, por exemplo, mostra a localização do carro a cada três minutos. “Mesmo que não se encontre o carro na hora, é possível ver sua posição anterior e delimitar um perímetro de onde ele está”, diz Élcio Vincentin Fernandes, diretor corporativo da empresa. Além disso, eles trabalham com rastreadores e bloqueadores, o que, segundo Fernandes, oferece um índice de recuperação de 98,5%. O equipamento custa de R$ 1.800 a R$ 4.800 e a mensalidade fica entre R$ 57 e R$ 270.

No caso do celular, as desvantagens são basicamente as mesmas do GPS, já que os sistemas trabalham em conjunto. Os satélites fazem a localização, então a rede telefônica transmite os dados para a central.

Já o método de triangulação de antenas só é eficaz se a empresa tiver uma boa estrutura de atendimento, pois se o roubo acontecer fora da área de cobertura, a localização não pode ser feita. “Todo sistema é passível de falhas e isso é esclarecido no contrato. Mas recuperamos mais de 90% dos veículos”, afirma Adriana Neves, gerente de Marketing da Ituran. Entre as vantagens, o carro é encontrado mesmo em lugares fechados. A instalação custa a partir de R$ 820 e a mensalidade fica em torno de R$ 45.

Notando que as vendas de alguns modelos andavam declinando devido ao preço do seguro, a Volkswagen passou a oferecer de série o rastreador da Crown Telecom, que usa o sistema via celular, para Golf, Parati, Saveiro e Gol. Após o primeiro ano de uso, o cliente pode se desfazer do serviço ou pagar R$ 490, taxa de manutenção anual. Quem quiser instalar o mesmo rastreador em outro veículo desembolsa R$ 1.350 no primeiro ano. Dependendo da tecnologia, outras empresas chegam a cobrar R$ 4.500 pelo aparelho, mais as taxas mensais, que custam de R$ 75 a R$ 260.



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