Esportes Titulo Para assistir
Futebol tem a preferência do Grande ABC na Olimpíada
Dérek Bittencourt
23/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


O futebol é o esporte mais buscado por moradores do Grande ABC na Olimpíada do Rio de Janeiro. A pedido do Diário, o comitê organizador Rio-2016 informou dados sobre compra de ingressos até o momento por munícipes das sete cidades e o esporte bretão é unânime. Com apelo e tradição na região, o basquete aparece como o segundo mais procurado em seis localidades. Outras modalidades também estão cotadas, como vôlei, handebol e, de maneira surpreendente, taekwondo, hóquei sobre grama e ciclismo de estrada.

A preferência pelo futebol pode ter explicações. Por conta de estrutura, o esporte foi dividido pelo País, não ficando centralizado no Rio – que receberá partidas no Estádio do Maracanã. Desta maneira, outros quatro Estados e o Distrito Federal servirão aos Jogos: Amazonas (Arena da Amazônia), Bahia (Arena Fonte Nova), Distrito Federal (Mané Garrincha), Minas Gerais (Mineirão) e São Paulo (Arena Corinthians), esta última que estrategicamente tem fácil acesso aos moradores do Grande ABC – fica a 28 quilômetros (de carro) de Santo André.

“Com certeza isso (distância) auxilia, mas o futebol está um passo acima das outras modalidades na preferência. Costumo brincar que futebol não é esporte, é religião. Não tem como comparar”, analisou o secretário de Esporte de São Bernardo, José Alexandre Devesa.

Os são-bernardenses, inclusive, surpreenderam ao demonstrar grande interesse em ingressos para ciclismo de estrada, o terceiro esporte mais procurado pelos moradores. “Fico muito feliz e surpreso”, disse o secretário Devesa, que buscou justificativas ao fato. “São Bernardo tem pedalada noturna às quartas-feiras partindo às 20h do Poliesportivo e já tem mais de 400 pedais. O número cada vez maior de praticantes vai ao encontro com os números (de ingressos)”, emendou. “E há também a questão da oferta e procura. Quando a pessoa não consegue encontrar ingressos para uma modalidade, parte para outra. Quem gosta de esporte está feliz em participar da Olimpíada”, argumentou o secretário são-bernardense.

Em Ribeirão Pires, a surpresa foi ainda maior, afinal, na segunda posição entre as modalidades mais adquiridas apareceu o hóquei sobre grama. “Aqui no Grande ABC não temos tradição ou muita procura por essa modalidade. Temos futebol e handebol fortes na cidade, então estou surpreso, mas contente”, afirmou o secretário de Esporte e Lazer, Paulo César Ferreira, que ventilou a possibilidade de implantar o esporte no município a partir desta procura. “Vamos fazer pesquisa e tentar saber se alguém tem interesse em inserir na nossa grade esportiva municipal”, indicou.


ALTA PROCURA

A carga de 500 mil ingressos colocados à venda quinta-feira e ontem teve grande busca em determinadas modalidades e 45% dos bilhetes foram comercializados, ou seja, 220 mil. No primeiro dia, esgotaram-se rapidamente as entradas para a cerimônias de abertura e esportes como natação e futebol foram muito disputados pelos torcedores. Ontem, as finais do vôlei e vôlei de praia, bem como tênis, judô e as ginásticas artística, rítmica e de trampolim fecharam o dia sem disponibilidade nos tíquetes à torcida. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;