Economia Titulo Tecnológico
Três empresas manifestam interesse no parque tecnológico

Empreendimento recebeu credenciamento do
Estado, mas ainda não há definição de prazos

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
20/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A Prefeitura de Santo André diz ter iniciado conversas com três empresas interessadas em integrar o futuro parque tecnológico da cidade, que ontem recebeu o credenciamento definitivo ao SPTec (Sistema Paulista de Parques Tecnológicos) em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes. A informação foi passada pela vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Oswana Fameli (PRP), que, entretanto, não informou os nomes das companhias. Em 2010, quando as discussões ainda estavam em fase inicial, falava-se na Pirelli, TIM e Prysmian.

Segundo ela, as negociações tiveram início no ano passado, quando o Estado autorizou o credenciamento definitivo do empreendimento andreense junto ao SPTec. A inclusão possibilita às entidades gestoras a assinatura de convênios para repasse de recursos para obras físicas e equipamentos. A Prefeitura estima investimento inicial de R$ 14 milhões.

Oswana explica que ainda estão sendo discutidas as vocações para área de atuação do parque. Entre os segmentos estão Saúde, química, petroquímica e sustentabilidade. Até 2015, a lista incluía os ramos de alimentação e robótica.

O prefeito Carlos Grana (PT) diz que o próximo passo é enviar para a Câmara projeto de lei que enquadra o antigo terreno da Rhodia Têxtil na região central como área de base tecnológica, o que possibilita redução de impostos municipais. “Agora podemos ir atrás de recursos e financiamentos. O credenciamento foi uma conquista importante porque abre portas.”

Outras duas áreas irão compor o parque, uma na Avenida dos Estados e outra no bairro Campo Grande. Somadas, terão cerca de 230 mil m².

Em solenidade na manhã de ontem, outros seis empreendimentos receberam credenciamento definitivo junto ao SPTec. Estão localizados em Botucatu, São José do Rio Preto e Campinas (quatro projetos). “Os parques tecnológicos reúnem institutos de pesquisa, universidades e a iniciativa privada. É uma sinergia que gera inovação”, salientou o governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT) destacou a possibilidade do surgimento de “novo potencial econômico na região”. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;