Política Titulo Eleições 2016
Caio França escancara portas do PSB a Atila

Deputado estadual contradiz cúpula de Mauá e afirma que diretriz é ser oposição ao PT

Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
18/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


Se depender da direção estadual do PSB, o partido tende a apoiar o deputado estadual e pré-candidato ao Paço de Mauá Atila Jacomussi (PCdoB) na eleição de outubro. O também deputado estadual Caio França (PSB), filho do vice-governador Márcio França (PSB), revelou ao Diário que mantém “conversas” com o hoje comunista para que o parlamentar migre para a legenda socialista e dispute a sucessão do prefeito Donisete Braga (PT).

Caio França, que lidera as articulações eleitorais do partido no Estado sob orientação de Márcio França, citou diretriz nacional da legenda em priorizar candidatura própria em municípios com mais de 200 mil eleitores e de caminhar em campo oposto ao PT. “É notório que o partido hoje está distante do PT na política macro. E não dá para tomar decisões em municípios que, no futuro, possam prejudicar o partido. O Atila é uma forte liderança, mostrou nas pesquisas ser um grande candidato. Tudo isso acaba estreitando os laços”, explicou Caio, que mantém relação próxima com Atila por ser companheiro do comunista na Assembleia Legislativa.

As declarações de Caio contrariam o desejo do PSB municipal de apoiar o projeto de reeleição de Donisete. A sigla comanda duas secretarias (Habitação e Segurança) no governo petista e briga para ocupar a vaga de vice na chapa do atual prefeito – o presidente municipal do partido e secretário de Segurança no município, Carlos Tomaz é cotado para ser indicado ao posto. Caio, inclusive, falou no nome do dirigente mauaense como possível pleiteante ao Paço. “A gente quer fazer tudo isso alinhado ao diretório municipal. O Tomaz é um parceiro e sempre cumpriu a agenda do partido mas reconhece a conjuntura atual”, discorreu o deputado.

A ida de Atila ao PSB está sendo ventilada nos bastidores, mas a troca só ocorreria caso houvesse janela partidária para que deputados mudem de legenda sem colocar em risco o mandato – a reforma política permite que, agora, apenas vereadores troquem de sigla.

Pelos corredores do Paço, também comenta-se em possível ingresso do próprio Donisete às fileiras socialistas. Fato esse, porém, rechaçado por lideranças próximas ao prefeito. “O Donisete é uma pessoa coerente que tem demonstrado seu vinculo histórico com o PT, portanto, acredito que sua vinda seja uma hipótese muito remota”, avaliou Caio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;