Política Titulo Disputa à vereança
Cinco vereadores buscam novo partido em S.Caetano
Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
16/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC:


Vislumbrando cenário desfavorável na eleição de outubro, pelo menos cinco vereadores de São Caetano devem trocar de partido para garantir a reeleição. Os parlamentares Carlos Humberto Seraphim (PPS), Edison Parra (PHS), Maurício Fernandes (PSB), Magali Selva Pinto (PSD) e Pio Mielo (PT) vão migrar de legenda até março, quando haverá janela para mudança de sigla sem o risco de perderem o mandato.

Embora tenham garantias de candidatura nos atuais partidos, os parlamentares acreditam que não conseguirão vencer o pleito nas agremiações pelas quais foram eleitos em 2012. Parlamentar governista, Seraphim estuda deixar o PPS para migrar para uma legenda que esteja no arco de alianças do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), já que o PPS está próximo do ex-prefeito e pré-candidato oposicionista José Auricchio Júnior (PSDB). Nos bastidores, o hoje popular-socialista mantém conversas com o DEM.

A fim de ocupar a vaga de vice na chapa de Auricchio, Parra ensaia retornar ao PDT, legenda pela qual disputou o Palácio da Cerâmica em 1996. O humanista, entretanto, goza de prestígio junto ao comando estadual do PHS, mas deixaria a sigla caso o ex-prefeito optasse em compor aliança com os pedetistas. Ex-chefe de Gabinete de Auricchio e candidato a vice na chapa governista encabeçada por Regina Maura Zetone (hoje no PSDB), Luiz Antonio Cicaroni também está no PDT e é um dos nomes ventilados para ser vice do tucano na eleição.

O socialista Maurício Fernandes acredita que, na disputa deste ano, o PSB não conseguirá ampliar o número de cadeiras (hoje são duas) e estaria em conversas com o PRB. No pleito passado, o parlamentar ficou como primeiro suplente e só assumiu vaga na Câmara depois de o correligionário Severo Neto (PSB) ser alçado ao comando da Secretaria de Esportes. Nos últimos tempos, o PSB são-caetanense perdeu os principais candidatos à vereança do pleito passado, enfraquecendo a chapa para a disputa de outubro.

Já Magali estuda deixar o PSD. Ex-secretária de Educação de Auricchio, a parlamentar busca alguma legenda que apoie o ex-gestor, já que os pessedistas estão alinhados com Pinheiro. No caso de Pio, a mudança se dará após ausência das principais lideranças do petismo na chapa do partido neste ano, como Jayme Tortorello (deixou o PT) e Hamilton Lacerda (anunciou aposentadoria política). O parlamentar também avalia que o desgaste pelo qual o partido (que já tinha resistência na cidade) passa a nível nacional por conta dos desdobramentos da Operação Lava Jato possa prejudicá-lo na disputa pela reeleição. O parlamentar irá para o PMDB. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;