Internacional Titulo
Jornal diz que McDonald's 'escraviza' menores
Por Do Diário do Grande ABC
27/08/2000 | 16:36
Compartilhar notícia


A rede norte-americana de lanchonetes McDonald's utiliza na China o trabalho de menores de 14 anos, que ganham 18 centavos por hora para fabricar alguns dos brinquedos que essa empresa distribui, denunciou este domingo um jornal de Hong Kong.

A firma City Toys Ltd., de Xajing, na zona econômica especial de Xenzhen, perto de Hong Kong, utiliza durante 16 horas por dia e nos sete dias da semana menores que ganham 1,5 iuane (18 centavos de dólar) por hora para fabricar miniaturas de pelúcia do cao Snoopy, do urso Winnie e de Hello Kitty (um gato popular no Japao), segundo o China Morning Post.

Os menores dormem em camas de madeira sem colchao e compartilham em grupos de 15 um quarto de 15 x 30 m2, cujo aluguel custa 60 iuanes (7,2 dólares) por mês.

Quando têm um dia livre no mês, nao podem nem sequer sair da cidade onde se encontra a fábrica, por nao dispor do dinheiro para pagar a licença que os autorizaria a residir em Xenzhen. Muitos desses menores trabalham ainda sob falsas identidades, segundo o jornal.

O provedor da McDonald's, Simon Marketing (Hong Kong) Ltd., que contratou a City Toys para fabricar os brinquedos, negou que estejam sendo utilizados menores. A McDonald's informou por sua parte em um comunicado nao ter nenhuma razao para pensar que seu provedor tenha violado o código de trabalho.

Entretanto, um sindicato de Hong Kong, o Comitê Cristao Industrial, havia visitado em julho passado a fábrica em questao e encontrou mais de 160 menores entre 12 e 15 anos, que trabalhavam ali durante o verao.

``Acreditamos que a companhia sabe que sao menores, vimos os falsos documentos de identidades que os meninos nos mostraram e as fotos nao se parecem em nada com eles', declarou Parry Leung, um dos investigadores do sindicato.

O trabalho é proibido aos menores de 16 anos na China e o salário mínimo mensal é de 419 iuanes (50 dólares) por um trabalho de 40 horas semanais, acrescentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;