Setecidades Titulo Santo André
Gradil da Prestes Maia sofre nova depredação

Prefeitura andreense já contabilizou pelo menos 26 reparos no local desde sua inauguração, em 2014

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
05/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O gradil da Avenida Prestes Maia, na Vila Palmares, em Santo André, instalado para evitar a travessia de pedestres entre os carros, foi alvo de vandalismo mais uma vez. Somente em 2015, a Prefeitura efetuou reparos no local pelo menos 26 vezes. Na tentativa de solucionar o problema recorrente, a administração destacou que haverá reunião entre diversas secretarias na próxima semana.

As grades, instaladas em 2014 após a inauguração da Passarela Tainá Teixeira da Silva, foram danificadas embaixo do Viaduto Engenheiro Luiz Meira, próximo à FSA (Fundação Santo André). A Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos de Santo André informou que os itens serão recolocados até domingo.

A necessidade da instalação de proteção na área deu-se com a morte de casal, que, em 2011, foi atingido por roda que se soltou de caminhão na travessia. Não havia faixa de pedestres nem semáforo na avenida, que fica em frente à comunidade Tamarutaca.

Outro problema presente nos arredores é a concentração de usuários de drogas e, nos últimos dias, aumento do descarte de lixo em pontos da avenida.

Conforme a coordenadora do programa Consultório na Rua, que presta atendimento à população em situação de risco, Maria do Rosário da Costa Ferreira, o número de pessoas que ficam no local é inconstante. “Na última contagem eram 20, mas pode aumentar ou diminuir. Isso porque eles transitam bastante”. No entanto, a profissional alerta que a maior parte da sujeira dos locais não é reflexo dos usuários. “Há descarte feito por pessoas da comunidade e nós já vimos carros que param e jogam entulho lá.”

Embora a equipe do Consultório de Rua conte com médico, enfermeiro, terapeuta ocupacional, dois técnicos em enfermagem e dois agentes de redução de danos, consultas, orientações e coletas para exames, poucas pessoas aceitam ajuda para deixar a área. “Não trabalhamos com internação compulsória. É construído vínculo e, se optarem pelo atendimento, oferecemos nossos serviços e damos o encaminhamento para o tratamento”, disse Maria do Rosário.

Conforme a administração, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou limpeza sob o Viaduto Luiz Meira ontem. Foram retiradas três caçambas com 4 m³ de lixo cada. Hoje será feita limpeza do Viaduto Tamarutaca. Amanhã, o trabalho será sob o Viaduto Nova Lions, no bairro Sacadura Cabral, e, na quinta, no Viaduto Presidente Castello Branco, ao lado do terminal de ônibus.

A GCM (Guarda Civil Municipal) informou executar trabalho de patrulhamento em parceria com a Polícia Militar desde 2014, dando ênfase na Rua Almeida Garret. Os roubos a transeuntes diminuíram 5% no local no último ano em relação a 2014, de acordo com o delegado titular do 4º DP (Jardins) José Rosa Incerpi. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;