Esportes Titulo Futebol júnior
Maior Copinha da história terá disputa acirrada pelo troféu

A partir de amanhã, 112 participantes tentam
tomar o lugar do atual campeão Corinthians

Felipe Simões
Do Diário do Grande ABC
01/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Tem início amanhã a maior Copa São Paulo de Futebol Júnior da história. Com 112 participantes divididos em 28 grupos, a Copinha promete disputa acirrada pelo título, que ficou com o Corinthians em 2015. Além dos quatro clubes do Grande ABC, os grandes do futebol brasileiro estão representados e, como já é tradição, sempre há as inevitáveis zebras. Como nos últimos anos, um time estrangeiro também foi convidado – o Pérolas Negras, do Haiti, disputará o torneio pela primeira vez. Além do título, a expectativa é que se revele algum craque.

Em 2016, o sistema de disputa será diferente. Classificam-se os dois primeiros colocados de cada chave para a fase mata-mata. Depois, os 56 restantes se enfrentam, sobrando 28 equipes postulantes ao título – caso alguma partida termine empatada, a decisão será na cobrança de penalidades. Então sobrarão 14 equipes para a quarta fase da competição. Nesta etapa, porém, além dos sete vencedores das eliminatórias, um dos eliminados – o que tiver a melhor campanha – avançará às quartas de final. O mata-mata segue até a final, que será disputada em 25 de janeiro, como tradicionalmente ocorre, no Estádio do Pacaembu, na Capital.

Em busca do décimo título e do bicampeonato, o Corinthians, maior vencedor, finalizou sua preparação na quarta-feira, em jogo treino contra o São Bernardo, no Parque São Jorge. Técnico do Timãozinho, Osmar Loss elogiou a atividade e afirmou que o Tigrinho foi um bom teste antes do início da competição.

“O São Bernardo apresentou o jogo que devemos enfrentar nesta Copinha – equipes jogando no nosso erro e saindo rapidamente no contra-ataque. Foi uma boa atividade”, destacou ele, que terá muitos remanescentes da conquista de 2015 – o principal é o atacante Gabriel Vasconcelos artilheiro da edição da temporada passada. O Corinthians jogará a primeira fase em Limeira com a Inter, o Bragantino e o Botafogo-PB.

O Tigrinho também fez parte da preparação do Palmeiras, ao vencer o Verdinho por 3 a 2, em Guarulhos. O Alviverde tenta encerrar a seca de títulos na Copinha, já que é o único grande do Estado que nunca venceu a competição sub-20.

Já Santos e São Paulo têm três títulos cada. Reconhecido como um dos principais reveladores de jogadores, o Peixinho é sempre uma aposta. O Tricolorzinho é respaldado pela estrutura do CT de Cotia, considerado um dos melhores do País.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;