Setecidades Titulo UFABC
Universitários acampam em campi contra suspensão de bolsas

Alunos reivindicam ainda melhorias e garantias para terceirizados

Por Leonardo Santos
Especial para o Diário
10/12/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Estudantes da UFABC (Universidade Federal do ABC) estão acampados desde a última semana nos campi de Santo André e São Bernardo. O motivo da manifestação foi aviso da reitoria, via e-mail, sobre a suspensão das bolsas socioeconômicas e acadêmicas, que garantem permanência, moradia e alimentação dos universitários, além dos estudos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Os manifestantes pedem garantias de que nenhum benefício será cortado antes do fim de sua vigência.

A equipe do Diário esteve nos dois campi da UFABC e acompanhou a manifestação dos alunos, que montaram barracas no local. Cerca de 40 estudantes estão acampados nos dois prédios.

No dia 3 de dezembro, quando a reitoria informou sobre as suspensões, os alunos do campus São Bernardo já se mobilizaram contra as mudanças, segundo a estudante do Bacharelado em Ciências e Humanidades Isis Mustafá, 18 anos. “A previsão é que receberemos R$ 47 milhões, mesmo valor de 2011, mas temos mais alunos agora. Não é suficiente.”

“Além da suspensão das bolsas, nos mobilizamos por outras pautas”, diz Carlos Eduardo Machado, 19, que cursa Licenciatura em Filosofia. “Não existe ocupação Santo André ou São Bernardo. Lutamos pelos mesmos motivos e queremos dialógo com a reitoria.”

Segundo o integrante do Diretório Central dos Estudantes da UFABC Lucas Santos do Nascimento, 24, o protesto também tem como objetivo se mobilizar contra as demissões de funcionários terceirizados nas áreas de segurança, limpeza e merenda. “Queremos impedir essas demissões.”

Para a estudante do Bacharelado em Ciência e Tecnologia Bruna da Silva Magno, 24, o ato é importante para que medidas assim não se repitam. “Essa mobilização serve para o ano que vem, que pode ficar pior ainda. Muitos dependem do auxílio, sem contar os estudantes que ingressarão na universidade no ano que vem.”

A UFABC foi procurada, mas não se manifestou até o fechamento desta edição. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;