Economia Titulo
Prefeitura promete revisar IPTU de condomínio industrial
Por Márcia Pinna Raspanti
Do Diário do Grande ABC
28/04/2005 | 12:45
Compartilhar notícia


Os 46 empresários do Condomínio Industrial Barão de Mauá, em Sertãozinho, Mauá, se reuniram quarta-feira com o prefeito interino Diniz Lopes para discutir os problemas de infra-estrutura do local e pedir uma revisão nos valores do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), com base na lei 3.357 de incentivos fiscais.

O encontro terminou com a promessa de que a administração municipal irá revisar os valores cobrados no condomínio. “O prefeito afirmou que já começou a ser realizado um amplo estudo da planta genérica do município para evitar as distorções existentes na cobrança do IPTU”, disse José Jaime Salgueiro, diretor da Acibam (Associação do Condomínio Industrial Barão de Mauá) e do Ciesp de Santo André.

Os empresários esperam ainda poder se beneficiar da lei 3.357, que prevê abatimentos graduais de até 50% no IPTU (entre outros impostos) para empresas que investirem no município. “Já existem 20 empresas que se inscreveram junto à Prefeitura para receber os incentivos. Também pode ser uma forma de corrigirmos as falhas na cobrança do IPTU”, diz.

Para Salgueiro, o IPTU cobrado das empresas instaladas no condomínio são abusivas. “Não é que sejam taxas acima da média do Grande ABC. Mas, como não temos infra-estrutura aqui no condomínio e em toda a região de Sertãozinho, os valores não se justificam”, diz.

O empresário lembra que o condomínio não possui rede de esgoto e o fornecimento de energia elétrica é precário. “As ruas estão cheias de buracos e os consertos que tinham começado simplesmente pararam”, diz. Os empresários entregaram um abaixo-assinado ao prefeito pedindo que as obras de manutenção do asfalto sejam executadas com rapidez.

O grupo terá nova reunião com a administração até o final de maio. “Até lá, esperamos que os consertos já tenham sido feitos. Quanto ao IPTU, ainda deve demorar mais um pouco”, afirma Salgueiro.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;