Setecidades Titulo Vestibular
Na reta final para o Enem, alunos cuidam do emocional

Faltando 11 dias para a avaliação, estratégia dos estudantes é diminuir o ritmo e trabalhar a calma e a concentração

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
13/10/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Faltando 11 dias para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), prova usada como critério de acesso a 115 instituições públicas de Ensino Superior do País, a estratégia de estudantes que passaram o ano todo se preparando para o fim de semana de avaliação, nos dias 24 e 25, é trabalhar o lado emocional. Treinar a concentração e a leitura e não deixar com que o nervosismo atrapalhe são os principais desafios.

“O nervosismo é o que mais atrapalha. Minha dica para relaxar é ouvir música, dormir bem e aproveitar os simulados para treinar também a concentração e ficar sentado por longo período”, destaca a aluna do 3º ano do Ensino Médio Beatriz Antunes, 17 anos. A jovem também dedica parte do seu pouco tempo longe dos livros à academia. “Quero fazer Medicina, então não tenho outra opção a não ser estudar”, brinca a jovem.

A preocupação da estudante com a avaliação do governo federal tem motivo, explica o diretor do cursinho pré-vestibular do Singular Anglo, Paulo Roberto de Francisco. “É uma prova cansativa e densa, mas de interpretação e com exigência de conteúdos menor do que vestibulares como a Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular, principal modo de ingresso na Universidade de São Paulo)”, lembra.

O também estudante do 3º ano do Ensino Médio Bruno Eduardo Costa Sales, 17, está preocupado com a redação. Por isso, dedicou parte dos estudos à atualização sobre os principais acontecimentos do mundo desde o início do ano. “Já diminui o ritmo. Dá tempo de ler, escrever, jogar videogame e assistir séries”, observa o candidato ao curso Superior de Economia.

Conforme o diretor do cursinho pré-vestibular, o mais importante no momento da construção da redação é saber argumentar. “O examinador vai avaliar se o candidato tem bom repertório, boa escrita e poder de argumentação”, lembra.

Neste ano, o Enem recebeu 7,7 milhões de inscrições. Pela primeira vez, o cartão de confirmação do exame não será enviado pelo correio. Os candidatos devem acessar o endereço enem.inep.gov.br/participante e informar o número do CPF e senha para visualizar os dados. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;