Setecidades Titulo
Mauá instala semáforos com cronômetro em cruzamentos
Artur Rodrigues
Do Diário do Grande ABC
15/08/2005 | 07:19
Compartilhar notícia


Seis cruzamentos de Mauá ganharam semáforos com cronômetro na última sexta-feira. Ao todo são 12 semáforos, distribuídos pelas avenidas Capitão João e João Ramalho. O investimento custou R$ 48 mil e tem como objetivo diminuir acidentes nas vias. Mauá é o quarto município da região a aderir os semáforos com contador. São Bernardo, São Caetano e Diadema já têm instalados os equipamentos em corredores viários.

O cronômetro funciona, no entanto, somente quando o farol está verde. "A contagem para o vermelho está mais ligada à diminuição de roubos e, com o nossos semáforos ficam piscantes a partir das 22h, achamos que o cronômetro para o verde bastaria para diminuir os índices de acidentes, bem como evitar a aplicação de multas", afirma o coordenador do Departamento de Transporte e Trânsito de Mauá, Luiz Antônio Pompeu. A expectativa é que haja diminuição de 20% nas multas por desrespeito ao sinal vermelho, 15% das batidas nas traseiras dos veículos e 30% dos choques laterais.

Ambas as avenidas foram escolhidas pelo departamento para a instalação dos semáforos porque são os principais corredores viários de acesso à cidade. "Pretendemos instalar o equipamento em todos os cruzamentos das duas avenidas", afirma Pompeu. O preço dos semáforos, R$ 3,8 mil cada conjunto, impede que seja usado em vias de menor circulação de veículos.

A novidade agradou tanto motoristas como pedestres. O taxista Pedro Lira, 49 anos, afirma que a maior vantagem é que ao se aproximar do cruzamento o motorista tem como saber se dará tempo de passar com o sinal verde, evitando assim freadas bruscas. "Evita ainda a possibilidade de tomarmos uma multa de bobeira", afirma. O motoboy Carlos Alberto Santini, 29, compartilha da mesma opinião. "Assim, a gente tem uma noção de quando o semáforo vai fechar."

O malabarista Luciano Matos Araújo de Souza, 13 anos, não tem carro, mas achou interessante a tecnologia utilizada no trânsito. Agora, ele sabe a hora de entrar em cena com os malabares. "A gente fica mais esperto", afirma o garoto, que vive de trocados, maiores ou menores, dependendo o estado de humor dos motoristas que utilizam os corredores viários.

Cruzamentos – Os cruzamentos que contam com o novo equipamento são: avenida Capitão João com as avenidas José Ricardo Nalle e Portugal. Na avenida João Ramalho, os semáforos com cronômetro estão instalados nos cruzamentos com as seguintes vias: ruas Vitorino Dell’Antônia, Presidente Arthur Costa e Silva, General Castilho de Lima e avenida Papa João XXIII.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;