Memória Titulo História
A noite mais solene da General Motors

Na noite de 12 de agosto de 1930 – há exatos 85 anos – era inaugurada oficialmente a unidade da General Motors em São Caetano, na Rua (ainda não era chamada Avenida) Goiás

Por Ademir Medici
12/08/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


 A 3ª Semana São Caetano 2015 dá uma pausa no depoimento do radioator Mário Jorge Montini para registrar uma efeméride importante para a história industrial brasileira, como um todo, e de São Caetano, em particular.

Na noite de 12 de agosto de 1930 – há exatos 85 anos – era inaugurada oficialmente a unidade da General Motors em São Caetano, na Rua (ainda não era chamada Avenida) Goiás. Os jornais de São Paulo fizeram um grande esforço para registrar o acontecimento na edição do dia seguinte. Imaginem a dificuldade. Afinal, a cerimônia terminou quase 10 da noite.

Duas explicações: 1ª – a GM vinha operando em São Caetano há quase um ano e escolheu o 12 de agosto para a inauguração oficial porque naquele dia completavam-se cinco anos da inauguração da General Motors do Brasil, em instalações ainda em São Paulo; 2ª– foi escolhido o período noturno para a festa de inauguração para demonstrar aos convidados a capacidade produtiva com luz artificial.

Pelo que lemos agora nos jornais da época, deu tudo certo. A Rua Goiás ficou abarrotada de automóveis com placas de São Paulo, predominantemente. Um circo foi erguido internamente, o circo do já famoso palhaço Piolim, rebatizado para a ocasião como Circo dos Cavalinhos Chevrolet. Filmes foram exibidos. Champanha, servida.

Coube ao prefeito paulistano Pires do Rio saudar a GM, e ao vice-presidente da empresa, D. E. Hardy, saudar os visitantes.

Escreveu o Estadão, ao noticiar o que seria a inauguração: “Os visitantes verão como se monta um automóvel em uma hora e 45 minutos, desde o momento em que o esqueleto do chassis entra na linha até que o carro alcance a pista de experiência”.

Arrematou o Correio Paulistano: “A construção da fábrica foi feita em 11 meses e entrou em funcionamento, efetivamente, no dia 30 de setembro de 1929”.

O presidente eleito do Brasil, Julio Prestes, já estava em São Paulo, do seu retorno do Exterior, mas não compareceu. Mandou representante, o major Tenório de Brito.

Ou seja: a General Motors de São Caetano nasceu no crepúsculo da República Velha. Começou a funcionar com capacidade para produção diária de 200 carros, em duas linhas de montagem: uma para Chevrolet e outra para os demais carros GM.

Explica-se, assim, o porquê de a municipalidade local ter contratado e executado o asfaltamento da Goiás, ainda chamando-a pelo nome primitivo: Avenida Presidente Wilson.

 

Em 12 de agosto de...

1915 - Pedro Viana nasce na Fazenda Oratório, entre Santo André e Zona Leste de São Paulo. Viana tem parentesco com os Cardoso Franco, dono da Fazenda Oratório, e é capa de um livro inédito de nossa autoria, A Operária Utinga.

A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Os russos repelem o inimigo na Estrada de Riga’.

1930 – Um crime mexe com a população de Rio Grande (hoje ‘da Serra’): a morte a machadadas de José Augusto da Silva pela sua companheira, Maria Benedita da Silva.

O fato ocorreu no sítio de Vicente Pandolfi, antigo morador da então Estação Rio Grande.

Maria foi presa pelo próprio Pandolfi, delegado local, e encaminhada à Cadeia de São Bernardo.

José Augusto foi sepultado em cava rasa, no Cemitério de Rio Grande, pois o médico-legista demorava a vir de São Paulo para realizar o exame do corpo de delito.

1955 – Prefeito de São Bernardo, Lauro Gomes inicia processo de desapropriação de prédio destinado à instalação do Fórum.

Nota – Pela última lei quinquenal de organização judiciária haviam sido criadas, entre outras, as Comarcas de Franco da Rocha, Guarulhos e São Bernardo, que demoravam a ser instaladas.

Havia a dependência de prédio e mobiliário, sob a responsabilidade dos municípios.

No caso de São Bernardo, o assunto mexia com os meios políticos. Lauro Gomes deixaria a Prefeitura para assumir a Câmara Federal. O vice-prefeito Bortolo Basso preferiu não assumir a Prefeitura. Passa a ser prefeito o presidente da Câmara, Sérgio Balottim, que se esforçaria em realizar o que fosse necessário para que o nascente ABC, futuro Grande ABC, ganhasse a sua tão sonhada Comarca, a de São Bernardo ‘do Campo’. Teria êxito, como se verá.

1970 – Associação dos Moços do Mizuho, na colônia japonesa do bairro Cooperativa, em São Bernardo, realiza o Baile das Flores, que foi animado pelo conjunto Os Botões.

1975 – Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano, inicia simbolicamente a construção do Laboratório de Bioquímica Industrial.

Iniciada a construção de passagem subterrânea para pedestres na estação ferroviária de São Caetano.

Associação das Empresas de Transporte Coletivos do Grande ABC elege nova diretoria: Rubens Fortunato Audino é o novo presidente da entidade.

 

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Cananeia, criado por provisão de 13-7-1600. É o segundo mais antigo município do Brasil, depois de São Vicente.

A escolha do dia 12 de agosto para a celebração da data lembra a chegada, neste dia, da esquadra de Martim Afonso de Souza ao lugar, em 1531.

Cananeia significa Canahan, ou ‘terra da promissão’.

 

Hoje

Dia Internacional da Juventude

Dia do Cortador de Cana

Dia Nacional das Artes

Dia Nacional de Luta Contra a Violência no Campo e por Reforma Agrária.

 

Santos do dia

Inocêncio XI. Bem-aventurado. Papa

entre 1611 e 1689.

Felicíssima

Graciliano

Hilária

Joana Francisca de Chantal




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;