Esportes Titulo No Grande ABC
Montanaro assume gestão esportiva do Sesi nas unidades do Grande ABC

Ex-atleta de vôlei gerenciará esportes de alto
rendimento e categorias de base de voleibol

Por Felipe Simões
Do Diário do Grande ABC
28/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


O ex-jogador de vôlei José Montanaro Júnior é o novo homem-forte do esporte do Sesi (Serviço Social da Indústria) no Grande ABC. Antigo gestor do vôlei da entidade – que conquistou seu único título da Superliga, com a equipe masculina, na temporada 2010/2011, sob sua supervisão – ele trabalha desde o início do mês na unidade Prefeito Saladino, em Santo André, coordenando o desenvolvimento de diversos esportes apoiados pelo Sesi na região. Além das categorias de base do vôlei – sub-15, sub-17 e sub-19 –, o ex-atleta é responsável pelo setor de alto rendimento do atletismo olímpico e paralímpico, o polo aquático feminino e a ginástica artística.

“Fiquei surpreso (com a indicação para o cargo) porque são 40 anos trabalhando só com vôlei. Estou aprendendo sobre as outras modalidades. A gente conhece os esportes, mas não suas particularidades. Isso é muito bom e está me estimulando bastante. Vou passar a acompanhar as provas e o desporto paralímpico. Sinto que voltei a ser um menino”, afirmou Montanaro que, além de ter sido atleta de vôlei por 18 temporadas, é formado em Educação Física e pós-graduado em Gestão Esportiva e em Administração e Marketing.

Quem vê as credenciais do ex-jogador pode imaginar que tudo foi planejado, mas não aconteceu dessa forma.

“A gente não consegue planejar muito a carreira. Nunca imaginei que seria um atleta profissional de vôlei, que conheci aos 17 anos. Quando parei de jogar em 1993, imaginava ser técnico. Nesse intervalo tentei me formar em Engenharia e em Educação e Cultura. Depois, consegui me formar em Educação Física. Então, o Banespa me convidou para fazer um projeto. Fiz e depois fui aprendendo e me capacitando. Se eu planejei? Não”, brincou.

Responsável pela indicação do ex-jogador, Alexandre Pflug, diretor de qualidade de vida do Sesi no Estado de São Paulo, lembrou do trabalho realizado por Montanaro em São Bernardo, quando implantou o projeto do extinto Banespa na equipe e a tornou um dos mais respeitados centros de formação de atletas do Brasil.

“A ideia é trazer a gestão antiga do Montanaro no Banespa e essa experiência para o Sesi no Grande ABC. E tem essa confiança que ele dá aos pais, que o veem trabalhando com seus filhos e se sentem mais seguros”, elogiou. “Ele também vai fazer o monitoramento de talentos de outras unidades do Sesi na região. Vai ter essa visão de dar um encaminhamento para os atletas”, completou Pflug.

As credenciais esportivas e gerenciais de Montanaro também agradaram a Sérgio Moretti, diretor do Sesi Albano Franco, de São Bernardo.

“Já conheço o Montanaro há muitos anos. Acompanho sua trajetória não só como dirigente do Sesi, mas sim como admirador da carreira, do trabalho esportivo e da dedicação do atleta Montanaro. Tenho certeza que todo esse conhecimento que ele adquiriu no esporte será revertido para o trabalho que ele terá pela frente. E a identificação com a região que ele tem, já que jogou durante muito tempo na Pirelli, vai ajudar muito. Além de ser uma figura humana conhecida, é muito democrático e acessível e com muitos ideais”, destacou Moretti.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;