Economia Titulo
Perda do Plano Verão ainda pode ser recuperada
Por Leandro Cervantes
Do Diário do Grande ABC
31/03/2006 | 07:38
Compartilhar notícia


As pessoas que tinham dinheiro na poupança entre 1º de janeiro e 15 de fevereiro de 1989, dependendo do banco em que mantinham a caderneta (veja tabela abaixo), podem requerer o pagamento do rendimento de 20,46% que deixou de ser creditado à época aos poupadores, por conta do Plano Verão. A ADPCON ABC (Associação de Defesa e Proteção ao Consumidor do Grande ABC) está com uma campanha para recuperação dessas perdas. A instituição diz já ter conseguido reaver cerca de R$ 1 milhão para seus associados junto a diversas instituições bancárias. "Todo consumidor, que tinha conta nos bancos executados no período determinado, tem direito ao ressarcimento", explica o presidente da entidade Silvio Andrade.

Para se ter uma idéia de quanto essa perda pode significar, o valor de um salário mínimo aplicado na poupança naquela época, com a correção, pode chegar hoje a cerca de R$ 6 mil, segundo cálculos da ADPCON ABC.

Para entrar com o processo de reclamação dessa perda, basta a pessoa procurar uma entidade de defesa do consumidor ou um advogado, e juntar uma cópia simples do RG, CPF e do extrato da caderneta da época do plano econômico – os bancos são obrigados a fornecer essa informação. Não é preciso ter o número da conta, basta o CPF. A ADPCON ABC cobra taxas e honorários advocatícios para entrar com o processo de recuperação das perdas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;