Setecidades Titulo
Vice do Carnaval de Mauá desfila como campeã
Andrea Catão
Do Diário do Grande ABC
02/03/2006 | 08:13
Compartilhar notícia


A escola de samba União da Vila, segunda colocada do grupo 1 do Carnaval de Mauá, fez o desfile de apoteose como se tivesse sido a campeã deste ano. Foi a mais comemorada pelo público, que cantou junto o samba-enredo no desfile das campeãs ocorrido terça-feira na avenida Portugal. Na ocasião, o prefeito Leonel Damo voltou a afirmar que em 2007 vai construir o sambódromo na avenida Papa João XXIII e também a “cidade do samba”, para que sejam construídos os carros alegóricos. Na avaliação dele, será possível gerar mais empregos na cidade no período que antecede o Carnaval. Caso não cumpra a promessa, tem de estar pronto a sofrer represálias dos sambistas, os quais afirmam que vão cobrar o ano inteiro a realização da obra.

No desfile de apoteose, o público, que mais uma vez lotou as arquibancadas montadas na passarela do samba, reclamou da falta de duas escolas entre as campeãs: Beira Rio e Ordem e Progresso, respectivamente 4ª e 7ªcolocadas. As duas agremiações trouxeram muito luxo para o desfile de domingo, principalmente nos carros alegóricos, mas pelo jeito os jurados não viram o mesmo que a platéia. “Vim aqui para ver a Beira Rio, mas me disseram que não ficou entre as campeãs. Acho que foi o melhor desfile. No ano que vem deveriam fazer uma votação entre o público, para ver quem deveria desfilar com as campeãs”, disse a estudante Karina Machado, 22 anos.

A miss Mauá, Luana Cristina Cirillo, também se disse decepcionada na noite de terça-feira. Presente em todos os desfiles e acompanhando a corte do Carnaval mauaense como se fizesse parte do bloco de embaixadores do samba, ela esperava ver a Ordem e Progresso mais uma vez na avenida. “Os carros alegóricos foram os mais bonitos da noite, com muito brilho e colorido. E a comissão de frente estava sensacional”, afirmou.

De qualquer forma, a bela também esteve no camarote da Uesma (União das Escolas de Samba de Mauá) para assistir à apresentação da Acadêmicos do São João, campeã do Carnaval, e da Unidos do Silvia Maria, terceira colocada. A São João, última a entrar na avenida, já na madrugada de quarta-feira, fez um desfile bem mais empolgante do que o oficial. Sem o tradicional nervosismo para evitar eventuais erros, os componentes das alas ficaram à vontade para brincar entre si e com o público.

No carro abre-alas, a escola exibiu o troféu de campeã. Dentre as escolas de samba de Mauá, a São João, fundada em 1974, é a que mais acumula títulos. Ao vencer mais este Carnaval, exibe dez troféus no grupo 1. A exemplo do desfile de domingo, a escola veio completa e com sua comissão de frente impecável. A velha guarda, emocionada por receber mais um título, esteve presente no último carro alegórico.

Difícil saber qual das escolas tinha maior torcida, se a Unidos do Silvia Maria, a São João ou a União da Vila. No entanto, o samba mais cantado foi o da União da Vila, que também defende as cores verde e rosa, como a São João.

No grupo 2, a campeã Império do Jardim Oratório também motivou o público a cantar o samba vencedor. A bateria e os intérpretes paravam de cantar no refrão para ouvir a voz do público. Em 2007, a escola espera não ter os mesmos problemas que teve neste desfile, embora as demais escolas tenham tido mais falhas e perdido para a comunidade do Jardim Oratório. Alguns elementos que faltaram no desfile de sábado estiveram presentes na apoteose, como uma baiana jogando pipoca por onde passava logo atrás do carro abre-alas.

Comemoração – A escola de samba Ordem e Progresso, do Jardim Zaíra, vai realizar uma festa gratuita neste sábado, dia 4, a partir das 19h. Como não recebeu boas notas dos jurados, que a colocaram na sétima posição, vai comemorar o desfile realizado na noite de domingo como se tivesse sido campeã. A festa será realizada na quadra, localizada na avenida Presidente Castelo Branco, 1.141.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;