Política Titulo Pressão
Frente feminina consegue agenda com Maranhão e reforça pedido

Encontro será na sexta-feira para debater assento fixo na entidade

Por Caio dos Reis
Especial para o Diário
16/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


O encontro entre as dez vereadoras da Frente Parlamentar Feminina do Grande ABC na manhã de ontem, na Câmara de Ribeirão Pires, definiu a carta de intenções que será entregue em mãos ao presidente do Consórcio Intermunicipal, o prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (PSDB). Um primeiro encontro com Maranhão está agendado para sexta, às 10h.

O debate inicial com o tucano será de formalização da intenção de assento no conselho consultivo da entidade regional. “A expectativa é de um novo encontro entre nós dez e o Maranhão antes do recesso parlamentar (além do de sexta-feira). Não sabemos da agenda dele, mas estamos trabalhando para isso”, contou a vereadora de Mauá Sandra Regina Vieira (PMDB).

O texto desenhado pelas vereadoras contém introdução com a história da participação das mulheres na política, explica o que é a frente e aponta os principais objetivos do grupo. “O documento foi lido e todas gostaram. Agora é tentar essa agenda com o Maranhão para agilizarmos o processo”, disse Sandra.

A definição das comissões era outro ponto que seria discutido no encontro, porém o atraso impediu que as nove parlamentares – a vereadora andreense Elian Santana (Pros) não compareceu – definissem as integrantes de cada grupo.

Na próxima reunião, que ainda não tem data definida, as comissões serão montadas. “Não temos pressa para definir as comissões. Os itens e temas já estão definidos, faltam apenas as integrantes mesmo”, comentou Sandra.


COTAS
A proposta de cotas para mulheres, um dos itens da reforma política, deve ser discutida hoje na Câmara dos Deputados. O projeto garante pelo menos 30% de mulheres na composição do Parlamento, Assembleias Legislativas e Câmaras de vereadores.

De olho na votação, o primeiro documento oficial da frente feminina da região será para o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB). “Vamos enviar em nome das dez parlamentares pedindo apoio para a aprovação desse projeto tão importante para todas as mulheres”, afirmou Sandra.

Atualmente, na região, apenas apenas dez dos 142 parlamentares são mulheres. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;