Cultura & Lazer Titulo
Documentário 'Buena Vista' volta a ser atração em SP
Por Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
12/04/2003 | 18:05
Compartilhar notícia


O Unibanco Arteplex, num horário denominado Sessão Latina, traz de volta ao circuito Buena Vista Social Club (1999), o documentário de Win Wenders que perdeu o Oscar, mas ganhou um público que o defende com afinco maternal. Foi a volta por cima de Wenders, alheado do primeiro escalão cinematográfico por obras como Até o Fim do Mundo e O Hotel de um Milhão de Dólares. Uma reviravolta com ressalvas, note-se.

Plasticamente belo Buena Vista Social Club é. Na Cuba natal, Omara Portuondo, Ibrahim Ferrer, Rúben Gonzalez e tantos outros estão à vontade, donos de naturalidade única, dispensando memórias, queimando charutos, preenchendo cenários kitsch – de um design atrasado no tempo, com móveis e automóveis, de procedência norte-americana, produzidos nos anos 40. Uma estética mezzo noir mezzo tropical.

Omara, Ferrer, Gonzalez, todos músicos do tal Buena Vista Social Club (uma casa de shows desativada), redescobertos por Ry Cooder e internacionalizados por Wenders. É a velha guarda da música cubana, que tolerou Fulgêncio Batista e tolera Fidel. O registro de Wenders, afetivo e afetado, os expõe e os amacia para o consumo.

O cineasta alemão chega a fazer deles as suas aspirações e ambições. Filma músicos e cantores em território cubano, num movimento introdutório para a apoteose nos concertos em Hamburgo e no Carnegie Hall, o templo nova-iorquino. O fascínio de Wenders pela cultura norte-americana não é de hoje (Paris, Texas) e, ao levar os “buenavistanos” a Manhattan, conclui o ciclo do missionário cultural. Exploração ou assistência?




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;