Economia Titulo Desindustrialização
Basf inicia neste mês desativação de fábrica em São Bernardo

Segundo sindicato, unidade na Via Anchieta
irá encerrar as atividades no mês de setembro

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
03/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


A unidade da Basf na Via Anchieta, em São Bernardo, começará a ser desativada neste mês. Os cerca de 95 funcionários que trabalham no local serão demitidos gradativamente. Segundo o Sindicato dos Químicos do ABC, a planta deverá encerrar completamente as atividades em setembro.

Após assembleia realizada ontem, os empregados decidiram paralisar a produção até que a empresa aceite negociar com os trabalhadores. “Exigimos que os funcionários sejam transferidos para outras unidades ou que pelo menos seja oferecido algum pacote de benefícios para os demitidos”, comenta o diretor da regional São Bernardo do Sindicato dos Químicos do ABC, Sérgio Carasso.

Outra assembleia está marcada para a tarde de hoje para decidir sobre a continuidade da paralisação e, caso a empresa apresente alguma proposta, deliberar sobre os termos oferecidos na negociação.

Segundo Carasso, grupo de aproximadamente 20 colaboradores deverá ser demitido ainda neste mês. Em julho, outra turma, com o mesmo número de funcionários, será desligada, enquanto os cerca de 65 que faltarem deixarão os postos de trabalho em setembro, quando a fábrica fechará as portas definitivamente.

A empresa confirma que fará os cortes gradativamente, mas não dá detalhes sobre o cronograma. A Basf diz que o departamento de recursos humanos está “coordenando ações para minimizar os impactos sociais”. A companhia se classifica como “empregador socialmente responsável” e promete “oferecer um pacote interno de requalificação profissional e preparação dos colaboradores para a busca de novas oportunidades de emprego.”

Entretanto, a multinacional alemã não demonstra que irá facilitar os remanejamentos para outras unidades. “Os colaboradores da localidade Anchieta poderão se candidatar e participar de processos seletivos internos, desde que estejam de acordo com perfil solicitado para a vaga.”

A fábrica que será desativada produz poliamida (fibra sintética de plástico) e compostos destinados a aplicações de filmes e monofilamentos, além de plásticos de engenharia, matéria-prima para a fabricação de autopeças como painéis de carros e paralamas. Adquirida em 2012 da Mazzaferro pela Basf, a planta existe desde 1953. O anúncio sobre o fechamento foi feito na segunda-feira e, segundo trabalhadores, não houve comunicação prévia. A companhia possui outros 12 endereços no Brasil, inclusive outro em São Bernado, destinado à produção de tintas e vernizes. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;