Economia Titulo
S. Bernardo lança Portal de Finanças para agilizar serviços
Por Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
04/11/2008 | 07:08
Compartilhar notícia


A partir desta semana já é possível utilizar a internet para solucionar problemas como alteração da data de vencimento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e consulta de débitos, antes restritos à agência do Poupatempo de São Bernardo.

"O objetivo é agilizar o atendimento no Poupatempo e facilitar a vida do contribuinte", conta Luiz Mognon, diretor do Departamento da Receita da Secretaria de Finanças do município.

Segundo Mognon, ainda não é possível mensurar em quanto o portal (www.sf.saobernardo.sp.gov.br) vai ajudar a desafogar o Poupatempo.
"Para se ter uma idéia, são atendidos por ano cerca de 300 mil pessoas. E esse número será reduzido significativamente, pois quem precisa apenas atualizar o endereço de correspondência do IPTU, pode fazer isso de casa, não precisa mais ir até à agência", conta.

Entre os serviços que estão sendo oferecidos, dois estão relacionados ao Departamento do Tesouro: emissão de 2ª via de lançamento e consulta de débitos.

Além dos já citados, existem outros ligados ao Departamento da Receita: certidão de dados cadastrais, certidão de inexistência de imóvel, certidão de valor venal e verificação de autenticidade da certidão.

Para emissão de uma certidão de valor venal, por exemplo, basta o interessado preencher os campos obrigatórios (CPF ou CNPJ, nome ou razão social, e-mail e inscrição imobiliária) que o documento é lançado.

"Outra novidade é que o contribuinte poderá acompanhar o andamento de processos. Se a pessoa entra com pedido para cortar uma árvore ou se fez uma reclamação do IPTU, antes ela o acompanhava pelo 156 e nunca sabia ao certo em que pé estava o processo. Pelo site, é possível saber exatamente em que instância ele está", explica o diretor.

A secretaria prevê que até dezembro haverá mais dois serviços à disposição do contribuinte: nota fiscal e ISS (Imposto sobre Serviço) eletrônicos.

"O prestador de serviço não precisará mais do talão para emitir notas fiscais. Mas essa migração será realizada paulatinamente. Em quatro ou cinco meses conseguiremos incluir todo mundo", afirma Mognon.

De acordo com o diretor, estão previstos para 2009 mais quatro serviços: abertura, transferência e encerramento de firma e guia de ITBI (Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis). "Ao todo, no ano que vem devemos oferecer 20 serviços por meio do portal", estima.

Para os contribuintes que encontrarem dificuldades ao navegar no site, a secretaria disponibiliza um canal de Fale Conosco - no próprio portal - e dois números de telefone para suporte: 3412-0786 e 3412-0797.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;