Internacional Titulo
CNN divulga vídeos sobre treinamentos da Al Qaeda
Por Das Agências
19/08/2002 | 09:52
Compartilhar notícia


 texto da foto

A TV americana CNN divulgou esta segunda-feira uma série de vídeos nos quais pode-se observar militantes da rede Al Qaeda asfixiando cachorros com gás e fazendo treinamentos terroristas. Os trechos transmitidos fazem parte de um conjunto de 64 fitas com a história de uma década do grupo, além de apresentar imagens inéditas de Osama Bin Laden e seus colaboradores.

A data de quase todas as fitas, encontradas no Afeganistão, é de antes dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, mas uma delas contém matérias de TV sobre os ataques terroristas, segundo a CNN.

Uma das imagens que causa mais impacto é a de um cachorro que morre asfixiado por um gás branco não identificado. "Estes vídeos demonstram que são capazes de produzir uma substância química mortal", disse John Gilbert, perito em armas químicas.

Outras cenas mostram treinamentos para assassinato, seqüestro e combate nas ruas, incluindo a destruição de pontes com explosivos. Também há trechos ensinando a fabricar explosivos, a partir de produtos de fácil acesso.

Para o especialista em rede Al Qaeda, Rohan Gunaratna, os vídeos eram destinados para uso interno. "Quando Bin Laden se reunia com jornalistas estrangeiros levava também seu próprio cinegrafista para montar uma videoteca própria da Al Qaeda, seu arquivo", explicou.

O correspondente da CNN Nic Robertson disse que conseguiu as imagens com uma fonte afegã e, segundo ela, os vídeos teriam sido encontrados numa casa onde Bin Laden esteve alojado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;