Internacional Titulo
Dirigente da ETA nega envolvimento na compra de mísseis
Por Da AFP
10/10/2004 | 10:49
Compartilhar notícia


O suposto número um da representação política da organização separatista basca ETA, Mikel Albizu Iriarte, conhecido como Antza, negou qualquer envolvimento na compra de dois mísseis terra-ar, encontrados em esconderijos da organização. A declaração foi divulgada na edição deste domingo do jornal espanhol ABC.

Ao ser interrogado na delegacia de Bayonne, na França, o suposto máximo dirigente da ETA negou ter participado da "compra dos mísseis, bem como de seu armazenamento" em dois esconderijos, em Urrugne e Briscous, destacou o ABC, citando fontes da luta antiterrorista.

Segundo estas fontes, Iriarte acusou "dirigentes do aparelho logístico" da ETA e garantiu que as armas e explosivos já estavam ali quando ele foi para Salies de Bearn, na França, onde foi detido.

Mikel "Antza" disse desconhecer o "funcionamento" dos mísseis, nem os "alvos contra os quais seriam dirigidos" e que não deu instruções a ninguém para utilizá-los.

O suposto dirigente da ETA foi detido no domingo passado em Salies de Bearn junto com sua namorada, Soledad Iparragirre, aliás "Anboto". Os dois foram indiciados na sexta-feira, em Paris, por "direção e organização de associação de malfeitores terroristas".

Dois mísseis terra-ar de fabricação russa, comprados nos últimos cinco anos, segundo o ministério espanhol do Interior, foram encontrados em esconderijos da ETA na França durante uma grande operação antiterror, que decapitou a organização separatista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;