Cultura & Lazer Titulo Literatura
Flip terá edição preparativa em São Paulo
Por
17/04/2015 | 08:00
Compartilhar notícia


A Festa Literária Internacional de Paraty fará uma prévia de sua programação em homenagem a Mário de Andrade (1893-1945) a partir do dia 30, em São Paulo. É a primeira vez que o evento deixa a cidade fluminense e promove uma agenda para ampliar o entendimento e o debate acerca do autor homenageado.

Com curadoria compartilhada entre Paulo Werneck, responsável também pela programação da Flip - ela será anunciada dia 12 -, e o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, o Ciclo Em Busca de Mário de Andrade terá, até 15/6, 10 encontros (com ingressos entre R$ 9 e R$ 30, à venda a partir desta sexta-feira, 17, pelo Sesc) e uma visita (gratuita) à casa do escritor na Barra Funda, que está prestes a ser reinaugurada.

Entre os convidados, nomes como Eduardo Jardim, que acaba de lançar a biografia "Eu Sou Trezentos"; Sérgio Miceli, autor de "Intelectuais à Brasileira"; Aracy Amaral, crítica de arte; Carlito Azevedo, poeta; Eduardo Escorel, cineasta; e Eliane Robert Moraes, que prepara o lançamento de "Antologia da Poesia Erótica Brasileira", com poemas também do autor de "Macunaíma". Uma boa oportunidade para quem quer se preparar para os debates da 13.ª edição da Flip (1.º a 5/7) ou conhecer a múltipla personalidade de uma das figuras centrais do modernismo.

Como Mário de Andrade teve atuação marcante em diversos campos - da literatura ao patrimônio cultural - e é até hoje referência no País, a ideia, diz Werneck, é tentar capturar essa complexidade, colocar sua obra em movimento e analisar as ideias olhando sempre adiante. Sem academicismo. Trata-se também de uma tentativa de evitar uma homenagem "automática", que algumas efemérides produzem. Em 2015 completam-se 70 anos da morte do autor.

Mário e seu mundo é o tema da mesa de abertura, no dia 30, às 19h30, na nova sede do centro do Sesc (Rua Dr. Plínio Barreto, 285). Participam Danilo Santos de Miranda, Carlos Augusto Calil, Jardim e Miceli. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;