Política Titulo
Mudanças partidárias à vista em Rio Grande
Por Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
12/02/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


As movimentações políticas com vistas às eleições de 2016 seguem quentes no Grande ABC. E não só nas consideradas grandes cidades da região, como Santo André, São Bernardo e São Caetano. Em Rio Grande da Serra, o jogo está em pleno andamento, a um ano e meio do pleito municipal. Depois de passar por julgamento de infidelidade partidária na comissão de ética do PSDB – e sair ileso, por enquanto –, o prefeito Gabriel Maranhão está envolvido em outra polêmica. Na verdade, uma situação é consequência da outra. Se o chefe do Executivo for expulso do tucanato, há especulação de que ele já teria destino: o PSD. E mais: sairia candidato à reeleição com apoio do PT, da presidente Dilma Rousseff, a qual declarou voto na eleição do ano passado. Acrescente-se o fato de ele estar alinhado a Luiz Marinho (PT), comandante do Paço de São Bernardo. Nesse cenário teríamos outra mudança de rota. Sem espaço para tentar desbancar Maranhão, Claudinho da Geladeira teria de deixar o petismo. O PCdoB estaria de portas abertas para o ex-vereador. E não para por aí. O ex-prefeito Adler Kiko Teixeira (PSC) poderia disputar também, já que as más línguas rio-grandenses dizem que ele está rachado com o pupilo Gabriel Maranhão. Façam suas apostas.

Sumido
Ex-prefeito de Diadema, Mário Reali foi eleito presidente municipal do PT em novembro de 2013. Ainda não deu sua cara ao partido. Longe disso. Por exemplo, a sede ficou fechada nos meses de novembro e dezembro últimos. Atualmente só há um funcionário para fazer atendimento no local. Nesse período, Reali sequer apareceu por lá.

Emendas
A Câmara Federal aprovou nesta semana o chamado Orçamento Impositivo, que obriga o governo a conceder R$ 15 milhões por ano a cada deputado em emendas. O Grande ABC está representado pelos parlamentares Alex Manente (PPS) e Vicentinho (PT). Vamos aguardar as indicações deles para ver quanto dos R$ 30 milhões será destinado à região.

Agenda tucana
O PSDB de São Bernardo fará dias 8 e 29 de março as convenções para definir a nova direção municipal. O processo eleitoral interno é feito em duas etapas. Na primeira, elege-se os líderes por região da cidade. Na segunda, essas lideranças votam em presidente e diretório. Atual vice-comandante, Admir Ferro encabeça uma das alas fortes do partido. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;