Turismo Titulo
Praia, história e futebol
Luciana Yamashita
Especial para o Diário
10/01/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


A cidade da praia, do verão, do Porto e de Pelé com seu futebol. Quem pensa que só dessas atrações é feita Santos, uma das mais antigas vilas brasileiras, está enganado. O município litorâneo, muito próximo do Grande ABC, oferece muitas opções de cultura e lazer que vão além do mar. Mas claro, descer a serra para aproveitar o sol e se esbaldar na praia é programa certo para muitos moradores da região aos fins de semana.

Claro que as caminhadas à beira-mar e o passeio pelo maior jardim de orla marítima do mundo – 5,5 quilômetros registrados no livro dos recordes, o Guinness Book – com ciclovia em toda a extensão e flores o ano inteiro, não devem ser deixados de lado. Porém, reserve um tempo para conhecer os belos exemplares da variada arquitetura e faça um mergulho pela história de um dos primeiros municípios do Brasil.

Localizada na Ilha de São Vicente, junto à cidade de mesmo nome, Santos foi elevada à categoria de Vila em 1546, considerado o ano de sua fundação. Nos últimos 15 anos, o local vem passando por um processo de recuperação da memória e o turismo na região ganha cada vez mais força.

Para conhecer o destino, opte pela linha turística de ônibus Conheça Santos, que parte da Praça das Bandeiras, no Gonzaga, e percorre até 12 pontos turísticos. Outra alternativa é o bonde que sai da Praça Mauá, no Centro da cidade.

NATUREZA

Para agradar a toda família, Santos oferece entretenimento para adultos e crianças. Um deles é o Aquário Municipal, o ponto turístico mais visitado da cidade, que recebeu, em 2007, mais de 600 mil visitantes.

O aquário é o primeiro empreendimento público do gênero no Brasil.

Inaugurado em 1945, possui mais de 150 espécies e aproximadamente 4.000 animais do mundo aquático, divididos em 31 tanques de água doce e salgada com ambientação cenográfica dos verdadeiros habitats.

O Orquidário da cidade é o segundo local mais freqüentado e fica em um espaço de 22.240 m² dentro da área urbana. O verde do parque apresenta aspectos semelhantes ao da Mata Atlântica. Os animais, soltos ou em recintos, atraem os olhares dos visitantes.

O Jardim Botânico é outra opção e conta com mais de 300 espécies de vegetais e espaço para caminhadas e práticas esportivas, além de três lagos com peixes



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;