Esportes Titulo
Sto.André incorpora os camicases
Nelson Cilo
Enviado a Santos
17/03/2006 | 20:50
Compartilhar notícia


O Santo André já sabe que precisa derrubar a Portuguesa Santista, às 18h10 de sábado, em Ulrico Mursa, para manter a esperança de continuar no grupo de elite do Campeonato Paulista. Na opinião de Luiz Carlos Ferreira, o duelo de sábado praticamente decide o futuro do time no Estadual. Tanto é que o técnico definiu o mais novo desafio como a primeira batalha de uma série de cinco na reta final do campeonato. "Agora, é como se fôssemos onze camicases", compara o comandante, ao se referir aos pilotos japoneses treinados para desfechar ataques suicidas contra objetivos inimigos na II Guerra Mundial.

O discurso de Ferreira expõe um pano de fundo: motivar o grupo no momento em que o time vai a campo literalmente para matar ou morrer na tabela. Ainda restarão mais dois confrontos no Grande ABC (Rio Branco e Palmeiras) e dois fora de casa (São Caetano e Guarani). O treinador reconhece que a briga de sábado vale seis pontos. Afinal, a Lusinha (tem 16, a exemplo do Santo André, mas leva desvantagem no saldo) é uma das ameaçadas pelo rebaixamento.

"Em tese, podemos nem depender de quatro ou cinco vitórias, mas não quero perder nenhum ponto para não correr algum risco lá na frente. Então, vemos a Portuguesa como a nossa primeira finalíssima", insiste.

Antes de comandar um rápido coletivo no estádio do Jabaquara, sexta-feira à tarde, Ferreira não parava de remexer nas pedrinhas de um tabuleiro. Os jogadores observavam o vaivém nas mãos do chefe, que procurava ensaiar repetitivamente um esquema bem adequado para, quem sabe, superar mais um degrau na luta pela sobrevivência. "O esquema ideal é aquele que se baseia na garra de cada um", sugere.

Mais do que nunca, Ferreira investe no astral renovado pela vitória sobre o Mogi Mirim (2 a 1) e pelo empate contra o Marília (1 a 1). A derrota diante do Potiguar (Copa do Brasil) é uma página virada no grupo. "Resgatamos a auto-estima. Não vejo mais ninguém de cabeça baixa. Meus atletas estão muito mais confiantes. O ambiente é outro. Isso me dá muita confiança", constata.

Enquanto isso, haverá ônibus (gratuitos) à disposição dos torcedores. A caravana sai a partir das 14h do estádio Bruno Daniel. O site www.abcdoesporte.com.br <http://www.abcdoesporte.com.br> transmite ao vivo. Basta cliclar o link rádio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;