Cultura & Lazer Titulo
Google vigia usuários mais ativos
Por Do The New York Times
13/10/2003 | 18:40
Compartilhar notícia


Veja isso como um hodômetro para uma ferramenta de busca. O serviço Google começou, em silêncio, a colocar um contador em sua página principal para um número pequeno de seus mais freqüentes usuários. A maior parte dos internautas que acessam o Google não o têm, mas alguns agora possuem um contador que a cada busca aponta: “Você fez 479 buscas”, ou qualquer que seja o número real.

Para os curiosos, uma página explicativa ligada ao contador revela que isso é um teste, ou uma experiência limitada de uma nova função de contagem de busca. O contador é colocado no HD dos computadores por meio de um cookie, um arquivo que o site instala no PC sem a permissão do destinatário ou notificação e que transmite informações de volta.

O que está acontecendo, afinal? Representantes do Google – que processa cerca de 200 milhões de pedidos de busca por dia sem nenhum custo para os usuários – disseram que o contador havia sido colocado no disco rígido de menos de 1% de seus usuários, mas a companhia não especificou como os internautas foram escolhidos ou exatamente quando começou o teste.

“É uma de nossas experiências”, afirmou Marissa Mayer, diretora de produtos ao consumidor do Google. “Nós estamos brincando com isso para entender quais seriam os seus efeitos”. O contador foi inspirado nos programas de passageiros freqüentes de companhias aéreas, de acordo com Mayer.

“Nós ouvimos pessoas dizerem que acham que usam o Google 50 vezes por dia”, afirmou. A intenção não é encorajar a busca só para aumentar os números dos contadores, mas para ilustrar a freqüência com que os usuários de fato se voltam ao mecanismo de busca. Marissa afirmou que a companhia não divulgou a experiência do contador para evitar inclinar a forma como o público que navega a rede o usaria.

Alguns especialistas em privacidade levantaram preocupações sobre o potencial de coletar essas informações, especialmente de uma companhia de buscas tão popular quanto o Google. “O usuário sabe que está sendo espiado pelo Google?”, disse Marc Rotenberg, diretor executivo do Centro de Privacidade de Informações Eletrônicas em Washington. “Sob o ponto de vista da privacidade, a questão que você faria é: Como eles exploram isso?.”

Enquanto simplesmente registrar informações por diversão pode ser inofensivo, Rotenberg disse que ficaria preocupado se uma empresa ligasse esse software a outros dados que poderiam identificar especificamente um usuário. “É muito importante ser transparente sobre como estão sendo usados esses dados”, disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;